Home>Arte>SescTV une Música e Literatura no Agora Clarice

SescTV une Música e Literatura no Agora Clarice

Moreno Veloso, Jaques Morelenbaum, Marcelo Costa, Beatriz Azevedo e Maria Bethânia participam da homenagem à escritora Clarice Lispector, que será exibida no dia 8/12, às 22h

 

SescTV exibe pela primeira vez no canal, dia 8/12, às 22h, o especial lítero-musical Agora Clarice, dirigido pela multiartista Beatriz Azevedo, a convite da Princeton University. O show é um tributo em homenagem à escritora brasileira Clarice Lispector pelos 100 anos de seu nascimento, celebrado em 2020.
Participam da apresentação a cantora Beatriz Azevedo, o cantor, compositor e instrumentista Moreno Veloso, e os músicos Jaques Morelenbaum e Marcelo Costa. A cantora Maria Bethânia faz uma participação especial interpretando textos originais de Clarice. O conteúdo estará disponível sob demanda em sesctv.org.br, a partir de 8/12.
“Esta história acontece em um estado de emergência e calamidade pública. Trata-se de um livro inacabado porque lhe falta a resposta. Resposta essa que espero que alguém no mundo me dê. Vós?”. Esse trecho da obra “ A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector abre o tributo, chamando a atenção para este momento em que o mundo obrigatoriamente, em estado de emergência, reflete sobre a vida, a morte e o futuro. Na sequência, Moreno Veloso e Beatriz Azevedo iniciam as apresentações cantando pela transformação do tempo e saudando a importância da arte em nossas vidas.
A obra intercala textos de Clarice interpretados por Maria Bethânia, Moreno e Beatriz, com canções criadas pelos próprios intérpretes Moreno Veloso e Beatriz Azevedo, e ainda de autoria de Caetano Veloso, Rogério Duarte e Torquato Neto, entre outros. Os artistas são acompanhados por Jaques Morelenbaum ao Violoncelo e Marcelo Costa nas percussões. A exibição do conteúdo no SescTV e nas plataformas digitais do canal, corrobora para a disseminação da obra da escritora para um público expandido, além de valorizar a cultura brasileira.

Projeto da Universidade de Princenton

A convite da universidade norte-americana Princeton University, foi organizado um encontro com o filho de Clarice Lispector, Paulo Gurgel Valente, mediado pela vencedora do Pulitzer Prize Jhumpa Lahiri. O projeto inspirou a gravação e a filmagem do encontro entre Beatriz Azevedo, Moreno Veloso, Jaques Morelenbaum e Marcelo Costa, contando com a participação especial da cantora Maria Bethânia. O tributo Agora Clarice contribui para a difusão da obra da escritora brasileira nos Estados Unidos e no mundo.

Agora Clarice

Data: dia 8/12, quarta, às 22h.
Duração: 59 minutos.
Direção: Beatriz Azevedo.
Produtora: Acrobeat.

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/agoranatv
Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta