Home>Fotografia>Lentes fotográficas e suas funções

Lentes fotográficas e suas funções

A fotografia é mesmo algo, incrível, né. Entre tantas técnicas que aprendemos, se tem algo que precisamos conhecer e dominar bem é sobre os tipos de objetivas, ou melhor dizendo, lentes, e suas funções. Atualmente no mercado existem diversos tipos a depender da funcionalidade das lentes e, para iniciantes, isso pode ser um pouco confuso. Mas vamos apresentar os principais para descomplicar.

Tipos de lentes 

Objetiva Normal

Vamos começar pela mais comum. A objetiva normal, é uma média angular por volta de 50mm, é o tipo de lente que mais se aproxima do olhar humano. Por se tratar de um conjunto de lentes, possuí uma leve distorção, se compararmos ao nosso olho, mas dentre os outros modelos de objetivas é o que menor tem esse efeito. Esta lente é uma escolha certa para quem irá trabalhar retratos ou paisagens. No mercado é possível encontrar 50mm com até 1.2 de abertura de diafragma, ou seja, entrando mais luz, mais contraste você terá em suas imagens.

 

Lentes Grande Angular

A grande angular é a queridinha de quem está começando a trabalhar com fotografia documental ou fotojornalismo, por que está no meio do caminho entre uma objetiva normal e uma teleobjetiva. A maioria possui zoom optico, o que facilita o alcance de mais elementos dentro do quadro fotográfico. Possui um ângulo maior de visão, 90º, permitindo a captura de uma área maior, com leve distorção das laterais. Escolha para fotografar ambientes e arquitetura.

 

Lentes Teleobjetivas

A lente teleobjetiva também conhecida como lente telefoto, é indicada para fotos que visam destacar algum objeto, dando um foco maior para ele.

 

Lentes Macro

As lentes macro é capaz de fotografar objetos bem pequenos, como por exemplo: flores e insetos. Ela captura perfeitamente esses tipos de “objetos” e oferece maior nitidez, destacando os principais pontos da imagem. Quem já fotografou com esse tipo de lente sabe do que estou falando e do resultado magnífico que resulta.

Lentes Objetivas Olho de Peixe

Lente olho-de-peixe

As lentes olho de peixe, possui uma capacidade de abrangência do campo de visão, podendo chegar até 180°. Apesar de na hora do clique, apresentar grandes distorções na borda, ainda sim ela é viável, pois em locais que requer a captura de uma grande área, ela captura perfeitamente. Além de oferece um efeito espetacular.

Lentes Zoom

Imagem:Reprodução/ Blogemania

São perfeitas para fotografias à distância, sem a necessidade do fotografo precisar se deslocar. Basta apenas ajudar o zoom e pronto. Essas lentes têm uma alta capacidade de zoom incrível, rendendo ótimas fotos.

 

Qual lente é ideal para fotografar?   

Eis a questão, qual é a melhor lente para fotografar? No início surgem muitas dúvidas, já que o mercado oferece diversas opções, dificultando mais ainda pra gente na hora da escolha.

Mas dica que eu dou para você, é sempre escolher lentes que tenham abertura fixa e não variável. Lembrando que optar por essa lente, você pagará um pouco mais caro, mas vale a pena!

Mas, para quem gosta de qualidade e um bom custo x benefício, indico a lente 50mm, ela é uma excelente lente, com um bom custo benefício, além de apresentar diversas vantagens. Vale muito a pena investir.

YK Teles
Jornalista e aprendiz.
https://becodaspalavras.com/

Deixe uma resposta