Home>Resenhas>Livro Aborda Tema de Racismo e Desigualdade social para Adolescentes

Livro Aborda Tema de Racismo e Desigualdade social para Adolescentes

Escrito pela dupla Tânia Alexandre Martinelli e Valdir Bernardes Jr., o enredo de Batalha! pode ser um instrumento de aprendizado sobre atualidades.

 

Cada vez mais a sociedade se atenta para temas sociais envolvendo minorias, mas ainda há muito o que ser feito. Em 2020, casos como da morte de George Floyd nos Estados Unidos fomentaram um olhar maior para o racismo ao redor do mundo, culminando por exemplo no surgimento do movimento #BlackLivesMatter. Além disso, a pandemia da covid-19 também agravou a desigualdade que já era presente. A conscientização sobre esses assuntos é necessária para que as pessoas possam atuar de forma mais ativa em prol do bem-estar e segurança de todos.

Em torno dessa temática, a Editora Ática lança o livro Batalha!, que pode ser um instrumento ideal para introduzir ou desenvolver esses tópicos em conversas com adolescentes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental II. Trazendo o contexto de periferias em diferentes lugares do país, os protagonistas Tati e Henrique irão batalhar contra o racismo, a opressão policial, a desigualdade e muitos outros desafios. Enquanto a garota de Pirituba quer se tornar uma poeta, o menino do Morro do Horácio quer se jogar no mundo da música e da dança, o que permite um conhecimento maior ao leitor sobre a cultura do hip-hop.

Em um formato inovador que mescla os gêneros textuais carta, poema e diário, o livro trata do amadurecimento artístico e pessoal de cada personagem, aborda a relação dessas figuras com suas comunidades, ressaltando o intercâmbio que existe entre bairros e até como são organizadas as festas de rua, e traz à tona temas como o perigo iminente do tráfico e a presença violenta da polícia, levando o leitor a refletir sobre tais questões.

Parte da diversa e instigante série Sinal Aberto, a obra é fruto da parceria de Tânia Alexandre Martinelli, ganhadora de diversos prêmios literários, com o produtor musical Valdir Bernardes Jr., que trabalha com rappers locais e nacionais e é ativista do movimento hip-hop há mais de 20 anos. Combinando a experiência de Tânia na literatura com a vivência de Valdir no universo em que o enredo se encontra, Batalha! nasceu e se tornou não só um caminho até discussões sociais relevantes, como também uma fonte de pesquisa rica sobre cultura hip-hop e o slam, tema nunca discutido antes no catálogo da SOMOS. O livro conta ainda com ilustrações assinadas pela grafiteira e artista visual Gugie Cavalcanti.

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta