Home>Notícias>A Encomenda ou Memória do Mar Estreia on-line no dia 20 de Março

A Encomenda ou Memória do Mar Estreia on-line no dia 20 de Março

A peça mostra uma escritora que aceita realizar um texto por encomenda, mesmo sendo avisada que terá seu trabalho boicotado durante toda a sua criação artística.

 

Ainda assim, ela começa a escrever, mas passa a enfrentar uma profunda depressão aliada a transtornos de ansiedade, uma espécie de desintegração de sua identidade e de sua capacidade de realização. O elenco é composto pelas atrizes Mariana MunizDaniela Schitini e pelo ator  Henrique Schafer.

Junto da diretora Malú Bazán (indicada ao prêmio APCA 2018 de direção pelo espetáculo A Fera na Selva) , a encenação também tem a colaboração da videomaker Cassandra Mello para contribuir na criação e adaptação do texto para esse ambiente virtual e essa linguagem, e a figurinista e cenógrafa Anne Cerutti que complementa essa pesquisa cênica/visual. Cada atriz/ator encena a peça na sua casa, com um cenário e figurino criados para esse ambiente virtual.

Durante a temporada estão previstas: uma roda de conversa online, transmitida gratuitamente numa live. No dia 27 de março o tema é Mulheres e o encontro entre  Psicologia e  Arte, conversa com as convidadas Claudia Barral e Rinalda Duarte, e dia 28 de março a conversa é sobre Mulheres e a Dramaturgia no Teatro , com as convidadas dramaturgas Carla Kinzo e Marina Corazza.

Sobre o desafio de elaborar uma criação teatral para o ambiente virtual, Malú Bázan comenta, “nesse momento tenho tentando me aproximar desse espaço virtual, teatro on-line pesquisando e tentando preservar a questão do encontro. O encontro entre atores (como contra-cenar à distância), o encontro do texto-teatro com o zoom, o encontro nosso com a platéia, por isso tenho tentado sempre pensar em com manter o saguão do teatro vivo, o papo pós-peca e o efêmero e único de uma ção naquele dia, naquela hora, com aquelas pessoas. Além disso, nesse trabalho estamos tentando não perder o teatro mesmo estando flertando com o audio-visual, vamos ver no que vai dar”

Sinopse

A peça A Encomenda ou a memória do mar traz uma escritora que aceita realizar um texto encomendado, mesmo sendo avisada por seu interlocutor que terá seu trabalho boicotado e será combatida durante toda a sua criação artística. Apesar disso, ela começa a escrever. Mas durante o difícil e hostil processo, ela passa a enfrentar uma profunda depressão aliada a transtornos de ansiedade, uma espécie de despersonalização, de desintegração de sua identidade e de sua capacidade de ação. O texto evolui retratando a sua batalha para superar o surto e terminar a tarefa encomendada. O espetáculo aborda, de forma nada realista, o contato com doenças como a depressão, transtornos de ansiedade e pânico, e também a relação com situações opressivas que promovem a dificuldade de estabelecer um campo de criação e de expressão e a dificuldade de impor limites dentro de relações abusivas.

 

Datas das apresentações: 20, 21, 26, 27, 28, 29 de março às 20hs

Ingressos gratuitos pelo Sympla / Zoom

Classificação etária: 16 anos

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta