Home>Cultura>Música>Lady Gaga – Nasce e Brilha uma Estrela

Lady Gaga – Nasce e Brilha uma Estrela

Subitamente Lady Gaga surgiu e encantou o mundo inteiro com seu talento impressionante. Hoje, essa cantora é um ícone mundial e suas canções faz parte de muitas histórias pessoais.

 

Além de cantora, Lady Gaga é compositora, produtora musical, atriz e empresária. Pensar nesta cantora fabulosa, nos faz querer conhecer um pouco mais a respeito de sua vida. Como tudo isso começou? Quando aconteceu? Bom, todas essas informações você terá aqui, então, continue com a gente.

 

Lady Gaga, como tudo começou

Os artistas não são produzidos, nascem prontos, ou melhor, com algo que nos mostra seu talento, com Lady Gaga, as coisas não foram diferentes. No dia 28 de Março de 1986, nasce Stefani Joanne Angelina Germanotta, filha de Cynthia e Joseph Germanotta.

Por isso, para Lady Gaga, ou melhor, Stefani, nos primeiros anos de vida era uma criança comum, pelo menos até completar quatro anos e demonstrar habilidade ao piano. E se você acha que para por aqui, engana-se: sua primeira composição foi aos treze anos de idade e aos quatorze, se apresentava em casas noturnas, claramente, acompanhada por um maior responsável.

Stefani, por causa de seu talento, participou de algumas produções escolares, porém, podemos dizer que, não foi um período muito fácil, já que grande maioria de seus amigos achavam a garota excêntrica demais.

 

Lady Gaga e suas influências musicais

Como qualquer outro jovem, Stefani tinha seus grandes heróis no meio da música, são eles: Queen, Michael Jackson, The Beatles, Madonna, Whitney Houston e Mariah Carey. Esses artistas tiveram um grande peso na formação do caminho musical de Lady Gaga. 

 

Lady Gaga e suas participações especiais na televisão

 

Como dizem, os Estados Unidos é a terra das oportunidades para quem tem talento. E você sabia que a nossa jovem cantora já havia participado de uma série de televisão de sucesso? Ela fez um pequeno papel na série da Warner The Sopranos, mas, infelizmente, não era o momento para o despontar desta estrela.

 

Sempre em busca de seus sonhos

Uma coisa é preciso deixar em destaque: acreditar em algo é correr atrás mesmo quando todas as portas parecem se fechar. Lady Gaga acreditou em seu talento, porém, mesmo assim, aos dezessete anos, entrou para a Tisch School of Arts, e lá aprimorou suas habilidades artísticas e talentos.

E isso foi algo que durou pelo menos dois anos… Ela acabou abandonando o curso com a decisão de apostar em sua carreira. Seu pai chegou até mesmo a negociar o aluguel do apartamento por um ano caso voltasse para os estudos, mas Stefani, estava decidida. 

 

O início da carreira de Lady Gaga

 

Aos dezenove anos, Stefani assinou seu primeiro contrato, entretanto, este não durou mais que três meses apenas, ou seja, mal chegou a registrar qualquer canção, mas, foi após esse momento que acabou sendo apresentada ao compositor RedOne e juntos, realizaram algumas canções. 

Foi durante esse período que decide montar uma banda com seu nome, a Stefani Germanotta Band. A banda era com amigos da universidade, e também, foi justamente nessa época que Stefani começou a usar drogas e isso para seu pai não foi nada agradável.

 

Agora, por que cargas d’água Lady Gaga?

 

Sejamos sinceros, é um nome peculiar e bem fora do comum, mas tem uma história bem interessante. Como escrito acima, Stefani era fã de Queen e, certa vez, Rob Fusari, um produtor musical e compositor, trocando mensagens de textos com Stefani, foi escrever algo sobre a canção do Queen Radio Ga Ga e o corretor acabou escrevendo Lady Gaga. Stefani adorou o nome e foi assim que surgiu o nome artístico Lady Gaga. Interessante não?

 

Ascensão da carreira de Lady Gaga

 

Lançando em 2008, o álbum The Fame foi o grande responsável por escrever o nome da artista nas estrelas. Com canções fortes e marcantes, o álbum caiu como uma luva no gosto do público e finalmente colocou a cantora no sentido do sucesso.

Algumas canções que merecem destaque, são: Paparazzi e Poker Face, e vale ressaltar que foram esses hits os responsáveis pelo primeiro Grammy que a cantora recebeu na categoria “Melhor Álbum Eletrônico/Dance”.

O próximo lançamento, The Fame Monster, de acordo com a cantora, nada mais é que um relançamento de seu primeiro álbum. Contudo, ambos são bem diferentes e o segundo traz o lado sombrio da fama.

Born This Way, foi responsável pelo apelido carinho que muitos fãs passaram a chama-la: Mother Monster. O álbum trazia letras fortes a respeito de empoderamento e amor-próprio. Além de questões religiosas que foram responsáveis pela censura do álbum em alguns países.

Com uma sucessão de sucessos, em 2013 chega ao público ArtPop. No entanto, este álbum não foi muito bem recebido pela crítica e foi bem nessa época que a cantora decide se afastar dos holofotes para cuidar de uma crise de depressão.

Novos estilos

Um ano depois, Lady Gaga lança Cheek to Cheek, ao lado de Tony Bennett, um álbum bem diferente das músicas que seu público estava acostumado. Claro que muitos fãs torceram o nariz para aquele registro de jazz, no entanto, o álbum teve ótimas vendas e ainda rendeu um Grammy para a dupla.

2016 é a vez de Joanne e para a alegria dos fãs, Gaga volta ao pop que tanto encantou o mundo. As canções que se destacam nesse registro, são: Million Reasons e Perfect Illusion. Além disso, foi nessa época que Gaga emplaca de uma vez por todas a sua carreira.

Ao lado de Bradley Cooper, Lady Gaga revive o clássico dos cinemas Nasce uma Estrela e emplaca canções de sucesso, alias, a música “Shallow” ganhou o Oscar de Melhor Canção. E se você ainda não assistiu ao filme, coloque em sua lista o quanto antes. Você vai se apaixonar.

E para encerrar, depois de passar pelo Jazz, pelo sucesso do cinema, em 2020, Lady Gaga retorna a gravar e, para alegria maior dos fãs, daquele jeito único e excêntrico que fez o mundo inteiro se apaixonar e dançar ao som de suas canções: Chromatica, é um retorno as raízes e um presente para os fãs.

 

E agora, algumas curiosidades sobre Lady Gaga

 

  • Tem um restaurante italiano em Nova Iorque chamado “Joanne Trattoria”, advinha quem é a herdeira do estabelecimento.
  • Uma de suas primeiras apresentações foi marcada por causa dos trajes peculiares, aconteceu na escola e ela estava vestindo algo feito com cabides e papel alumínio;
  • Lady Gaga curte um rock também, tanto é que se apresentava em uma banda cover que destinava seu repertório para o rock clássico;
  • Você sabia que chegaram a criar uma página no Facebook, chamada “Stefani Germanotta, você nunca será famosa” na época de faculdade? O que será que rola lá hoje em dia hein…
  • Sabe aquela música escrita por Beyoncé e Gaga… Telephone? Sabia que foi escrita para o álbum Circus de Britney Spears?

Assinatura

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta