Home>Cultura>Música>Billie Eilish: Novo Prodígio, mas sem Pretensão 

Billie Eilish: Novo Prodígio, mas sem Pretensão 

Billie tem uma variedade de traços que podem racionalizar seu sucesso e autenticidade. E vão além de uma voz diferente sussurrada

 

Billie Eilish Pirate Baird O’Connell nasceu em 2001, em Los Angeles. Sua mãe é Maggie Baird, uma professora e atriz, e o seu pai é Patrick O’Connell, também ator. Algumas peculiaridades envolvem sua vida desde o início: ela foi concebida em fertilização in vitro e estudou no regime de Homeschooling pelos pais. Ela tem um irmão 4 anos mais velho, Finneas. 

Billie foi ensinada e influenciada com música pela família desde muito cedo, inclusive pelo irmão que já tinha uma banda. O ambiente familiar era uma constante exploração e experimentação do quer que quisessem, seja pintura, dança ou teatro. Com apenas 11 anos de idade, Billie compôs sua primeira canção. O tema era sobre um apocalipse zumbi, inspirado numa série de TV que ela assistia. 

Confira os 5 grandes sucessos de Billie Eilish

 

A garota que criou um single global

Dos 13 aos 16 anos, Billie desenvolveu depressão e síndrome do pânico. No momento atual, ela não se sente curada, mas compreende que evoluiu bastante especialmente por ter se decidido a ter mais paciência com ela mesma e ter estabelecido prioridades na vida. Ela ainda tem o diagnóstico de Síndrome de Tourette e sinestesia. 

Em 2014, ela se tornou vegana, mesmo tendo nascido vegetariana. A justificativa era a dismorfia corporal que sofria. Agora mais velha, ela se apega às motivações éticas da dieta. 

A primeira canção que ela publicou na internet foi “Ocean Eyes”, em 2015, que foi descoberta e promovida pela BBC One, Beats 1 e outros. Essa música ficou por mais de um ano entre os primeiros 200 sucessos da Billboard. Logo ela conseguiu um contrato com a Apple Music e depois com a Interscope Records. 

Em 2017, ela produziu outra música que compôs a trilha sonora da série “13 Reasons Why”, da Netflix. No ano seguinte ela gravou “Bad Guy”, o maior single mundial de 2019. Hoje a cantora faz um sucesso surreal, inclusive tem um fã que foi 7 vezes à casa dela a obrigando a buscar uma ordem de restrição de 200 metros. 

A norte-americana também já se envolveu com causas sociais, quando lançou um livro para colorir cujas vendas foram destinadas ao Fundo das Nações Unidas para a Infância.

 

Por que Billie virou um fenômeno?

Billie é a:

  • primeira garota a ser indicada a quatro grandes categorias do Grammy (música do ano, gravação do ano, álbum do ano e artista revelação);
  • a mais jovem a ganhar todos eles de uma vez;
  • a primeira a levar os quatro prêmios em uma única edição, desde 1981.

 

O que a levou a tanto êxito? Alguns acreditam que se deve a:

Estética diferenciada

Na Billie não existe o estereótipo de adolescente feliz e vivaz. Seu jeito de ser e de se vestir emana uma sensação estranha, tensa e desconfortável. Está mais para um estilo pop gótico. 

Sem pretensão

Mesmo com o sucesso astronômico, Eilish continua morando com os pais e gravando as músicas de forma caseira, com o irmão. Isso também incentiva os jovens a criarem sua arte, independente das circunstâncias. 

Visibilidade a sua geração

Billie aborda exatamente os tópicos vividos pela Geração Z, da qual ela faz parte, quando canta sobre o abuso de Xanax, empoderamento feminino e militância social e ambiental.

Perfil de voz

O fisiólogo Craig Richard já analisou a voz da Billie. Ela não grita nem projeta a voz, o tom baixo proporciona conforto ao ouvinte.

 

Leia uma resenha sobre o famoso álbum “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?” da Billie. 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

One thought on “Billie Eilish: Novo Prodígio, mas sem Pretensão 

Deixe uma resposta