O Duelo

Acompanhando a obra “A Morte de Ivan Ilitch“, esse livro faz parte de uma coleção de clássicos russos. Quanto ao seu conteúdo, o livro traz a noveleta “O Duelo”, além de diversas ilustrações da obra.

As personagens protagonistas de “O Duelo”, ou seja, os tais duelistas, são von Koren e Laiévski. O primeiro acredita que a humanidade se veria muito melhor se determinados tipos de pessoas fossem eliminadas da face da terra, enquanto o segundo, é um ótimo exemplo desse tipo de cidadão que deve ser eliminado.

“- Eis uma pessoa de quem não tenho pena nenhuma! – disse von Koren – Se esse moço simpático estivesse se afogando, eu ainda daria um empurrão com um pau: vai fundo, irmão, vai fundo…” – Página 41

Entretanto, diferentemente do que possa parecer, não é possível defender nenhum dos lados, pois diversos fatos da vida de ambas as personagens são nos mostrados. As diversas peripécias que ocorreram na vida de Laiévski faz com que ele fique extremamente humanizado, de modo que torna-se complicado julgá-lo pelos seus erros.

“Laiévski, cansado do piquenique, do ódio de von Koren e de seus próprios pensamentos, foi ao encontro de Nadejda Fiódorovna.” – Página 78

Por fim, o próprio duelo mostra-se infundado e estranho. Um acontecimento que transforma as pessoas nele envolvidas. Laiévski passa a compreender seus erros, e esforça-se para mudá-los. Por sua vez, von Koren aprende a enchergar as qualidades latentes existentes em cada pessoa, inclusive em Laiévski.

“O tempo que von Koren ficou apontando pareceu a Laiévski mais longo que a noite. Ele olhou com súplica para os padrinhos; eles não se mexiam e estavam pálidos.” – Página 164

Enfim, “O Duelo” é uma obra que nos traz interessantes questões, um clássico que nos prende desde suas páginas iniciais. Leitura imperdível para todo fã de literatura.

Por Junior Nascimento

Anúncios

Um comentário sobre “O Duelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.