Home>Literatura>Clássicos da Literatura>Lendo Ulysses – Curiosidades sobre a obra

Lendo Ulysses – Curiosidades sobre a obra

O livro Ulysses é considerada um clássico da literatura. Com esse calhamaço em mãos, você não conhecerá apenas a história de Stephen Dédalus e Leopold Bloom. Também poderá conhecer uma das cidades mais belas da europa: Dublin.

Joyce sempre escreveu sobre Dublin em suas obras. Joyce afirmou:

Por mim, eu sempre escrevo sobre Dublin, porque se eu chegar ao coração de Dublin, eu poderei chegar ao coração de todas as cidades do mundo.”

Existem diversas curiosidades sobre essa obra. Algumas delas falaremos agora.

A data 16 de junho, não é uma mera data

A história de Ulysses acontece em apenas um dia. E Joyce fez questão de incluir a data nessa história. O que muitos não sabem é que essa data que James Joyce conheceu seu grande amor: A jovem Nora Barnacle, da cidade de Galway.

Joyce se casou com Nora, que durante toda a vida do autor a teve como sua musa.

Martello Tower  – a Torre  onde a história se inicia

A história de Ulysses começa em uma torre de observação feita de pedra e centenária. Essa torre existe  e conhecida como Martello Tower se encontra em Dun Laoghaire, a 40 minutos do centro de Dublin. É uma das áreas mais nobres e mais belas da Irlanda.

Matello Tower foi construída para defender a cidade contra uma possível invasão francesa, que por séculos lutou contra os ingleses pelo dominío da Irlanda.

A escolha do local não foi aleatória: James Joyce passou duas noites nessa torre, que era de um amigo. Hoje, a torre se tornou um museu em homenagem a James Joyce.

O que é o Leite de Sandycove e bairros

Se você começou a ler e ficou sem entender o que a personagem proclama que quer “Leite de Sandycove”, vai descobrir agora. A Torre onde as personagens se encontram está localizada no bairro chamada SandyCove. Uma explicação simples e, embora hoje ja não haja mais fazendas naquela área, é possível que naquela época ainda haveria pequenas casas com gado leiteiro na região.

Durante o livro Joyce fala de outros bairros, como Liberties. Há também citações a cidades e regiões, como a cidade de Killarney (ao sul da ilha).

A Irlanda é dividida em quatro regiões: Ulster (ao norte), Leinster (ocidente), Munster (sul da ilha) e Connacht (oeste).

Quem é O´Connell

Daniel O’Connell, ou simplesmente O’Connell é citado diversas vezes em Ulysses. Para toda a Irlanda, ele foi um homem que fez muitos feitos.

Durante o domínio britânico a religião permitida era somente a anglicana. Com isso os católicos perdiam direitos, como participar da Câmara de Westminster por exemplo. O’Connell era católico, como a grande maioria dos irlandeses. Ele lutou para que essas leis fossem mudadas, e pela libertação da Irlanda do domínio inglês. Ele foi preso e passou anos na prisão por esse motivo.

A rua principal da capital Dublin leva o nome dele, como lembrança de tudo que O’Connell fez pelo país.

Círculo de O´Connell

Para honrar Daniel O’Connell, uma torre foi feita dentro do Cemitério de Glasnevin (em 1775. Ao redor da torre há um grande círculo, onde no fundo existe várias criptas. No centro, bem abaixo da torre, se encontra o corpo de O’Connel.  O desejo final do político foi realizado: “Meu corpo para a Irlanda, meu coração para Roma, minha alma para o céu”.

As demais criptas estão os restos das maiores figuras irlandesas, que lutaram e deram suas vidas pela libertação da Irlanda. Para saber mais sobre a torre, clique aqui.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta