Home>Principal>Desenrola

Desenrola

Essa não é uma tarefa fácil, afinal esse é um livro voltado principalmente para as meninas, mas achei interessante poder visualizar esse outro lado e relembrar de algumas histórias dessa fase um tanto tumultuada mas muito boa. Como disse a uma grande amiga, gostaria de ter lido esse livro quando era mais jovem, seria de grande ajuda para saber como as meninas pensavam (o que é uma tarefa praticamente impossível! Mas ajudaria).

Por ser voltado para um público mais jovem a leitura é muito simples e flui de uma forma muito rápida, e o fato de ser narrado em primeira pessoa, intercalando entre os personagens fez com que eu conseguisse me identificar com todos em alguns momentos e perceber que certas duvidas e “neuras” aparecem tanto nos meninos como nas meninas.

Priscila é uma branquela esquisita que fica sozinha em casa após a mãe sair de viajem (quem nunca sonhou com isso quando era jovem? Pois é, ela estava no paraíso) e vive andando por ai com um Walkman (sério, isso existiu, e pensar que algumas pessoas nunca ouviram falar dele me dá medo, estou ficando velho mesmo) que encontrou enquanto remexia as coisas de sua mãe. Prisicila está disposta a botar seu plano em prática, perder a virgindade com “O Cara”, que nem sabe de sua existência.

A trama tem como pano de fundo um trabalho escolar onde Priscila, Caco (seu grande amigo), Tize (irmã dO Cara)e Boca (comédia!) resolvem fazer um levantamento sobre a quantidade de meninas que já perderam a virgindade (“quem já liberou a perseguida”, by Boca) em sua escola.

Se você analisar friamente a trama, pode até pensar que são abordados assuntos “batidos”, porém esses assuntos não ficam realmente ultrapassados, se você acha isso, sinto muito lhe informar… mas você (está velho) já passou dessa fase. Muitos podem pensar que não passam de uma outra versão de “Malhação”, na verdade é isso mesmo, uma outra versão, A Melhor, afinal os temas em Desenrola não ficam voltados a relacionamentos “amorosos”, onde uma garota quer o namorado da outra e faz de tudo para isso. Em Desenrola os assuntos retratados são realmente os que valem a pena. Se você está passando por essa fase é uma ótima leitura (ainda mais se for menina), se já passou vale a pena ler para relembrar.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta