Publicado em O Beco Indica, Principal

O Beco Indica #13

Toda semana, dez indicações de links para enriquecer sua timeline

Lembranças. O que as torna importantes? O fato de lembrarmos ou o momento que foi vivido? A todo instante revivemos as nossas ações. A memória é algo a ser recontado e reconstruído. Seja uma bomba a ser desarmada ou uma fotografia da imensidão do universo. O que pretende se fazer com isso é de cada um.

#1

Cinco de setembro de 1977 uma sonda foi lançada da terra para missão de registro de Saturno e Júpiter. Quarenta anos depois a Voyager 1 foi a primeira sonda a percorrer uma viagem fora do sistema solar, sendo que desde 2013 alcançou o espaço interestelar com rotinas de registros.

#2

As marcas de uma guerra não são esquecidas rapidamente. Gerações ainda irão conviver com as dificuldades e surpresas de encontros com corpos desaparecidos por mais de 70 anos degelados devido as alterações climáticas da atualidade e fragmentos de armas e bombas esquecidas pelo tempo. Semana passada, cerca de 70 mil pessoas tiveram de ser evacuadas da região central de Frankfurt devido a mais um encontro inesperado com uma bomba da Segunda Grande Guerra. A maior operação para desarmar uma bomba foi montada no último domingo na cidade. Foram encontrados 1400kg de explosivos na então conhecida como “blockbuster”.

#3

Já mencionei em outro artigo o quão fascinada sou por mapas antigos. O projeto David Rumsey Map Collection disponibilizou mais de 71 mapas criados entre os séculos XVI a XXI de diversas partes do mundo, incluindo mapas celestes. O download está em alta resolução e também podem ser adquiridos impressos 🙂

0377007.jpg
England and Wales (southern sheet). Autor: Alexander Keith Johnston. Ano: 1879.

#4

Todos temos projetos e manias das mais diversas. Alguns colecionam cartões postais. Outros criam oportunidades de imagens a partir deste propósito. O fotógrafo Pablo Iglesias Maurer uniu a ideia de, a partir de um conjunto de cartões postais da década de 1960, ir até o local, hoje abandonado, para reproduzir um incrível antes e depois. O resultado é o projeto Abandoned States que reuniu um grupo de postais de um resort abandonado na cidade de Poconos na Pensilvânia.

poc8.gif
The browns and reds and oranges of this Poconos dining hall’s carpet have turned green, the color of the moss that’s taken its place. Photo by (Pablo Iglesias Maurer, postcard published by Kardmasters)

#5

Estamos registrando todos os momentos. São celulares, câmeras DSLR, profissionais e amadores, disparando mais de 30 quadros por segundo embusca de sua própria narrativa, seja ela passional ou produto de um estudo. E se neste vai e vem tecnológico antigos dispositivos fossem usados para interpretar o registro da imagem a partir dos tempos? O fotógrafo Joshua Paul usou uma Graflex 4×5 de 1913 para fotografar o evento esportivo mais tecnológico de nossos tempos: a fórmula 1. Há quatro anos vem registrando diversas corridas para mostrar o ponto de vista efêmero que a vida sob a velocidade pode se apresentar. As imagens podem ser apreciadas no Instagram de Paul que utiliza, também, outros tipos de câmeras e lentes de diversas épocas para o projeto Lollipop Magazine.

F1Fotos5
Foto: Joshua Paul/Lollipop Magazine.

#6

Diversas fotografias reunidas em um único frame. Xavi Bou Spends registra pássaros desde a infância com seu avô nos anos de 1980 e criou a proposta chamada de Ornitografias, onde projeta as imagens que registra em fascinantes transformações no photoshop. Unindo quadro por quadro, o profissional reinterpreta o registro dos voos os transformando em obras únicas.

4_Ornitgraphie_24
Foto: Xavi Bou Spends/Ornitographics.

#7

Dia 29 de agosto é conhecido por ser o dia da visibilidade lésbica. Milly Lacombe fez um artigo sensacional para a revista Trip sobre o dia em que ela contou sobre sua sexualidade para o sobrinho.

#8

A revista Wired compartilhou  um vídeo da The Atlantic bem bacaninha. Um resumo sobre a dificuldade de mulheres no mundo tech e eu vou deixar aqui para que mais pessoas possam ser alcançadas 🙂

#9

Este final de semana terminei de assistir West World e achei que todo mundo deveria assistir a obras como esta pelo menos uma vez na vida. Como são muitas teorias da conspiração, achei este aqui do youtuber New Rockstars que comenta o melhor do último capítulo. E se prepara que a segunda temporada vai ao ar em 2018.

#10

Receitas e internet são um caso complicado de se entender. Assim como a fórmula de vídeos de gatinho e de bichinhos fofos, a internet está repleta de sites de receitas que estão explorando as possibilidades de visualização no facebook. Você leu esse parágrafo apenas para compartilhar comigo de sete receitas de panquecas, a coisa mais deliciosa e fácil de fazer para o seu café de qualquer hora.

Autor:

Cerratense perdida na neblina curitibana, jornalista por falta de direcionamento de carreira e fotógrafa sem câmera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s