Home>O Beco Indica>O Beco Indica #11

O Beco Indica #11

Toda semana, dez indicações de links para enriquecer sua timeline

Astrologia ou Astronomia; Da Vinci ou Kurt Cobain; Pitty ou Angela Davis; Independente de gosto ou novos rumos do conhecimentos, o Beco Indica dez links para mudar seu ponto de vista esta semana.

#1

Muita gente se confunde entre astronomia (o estudo dos astros) com astrologia (estudo de como os astros influenciam nossa vida). A maioria de nós com certeza se sentiu confuso com os dois nomes em algum momento da vida pelas suas semelhanças de nomes e do que estudam. A Nexo publicou um texto explicando que não é tão absurdo errarmos e ns confundirmos às vezes não. Ambos vieram de um único estudo e decidiu explicar onde termina uma e começa a outra.

 

Se ainda tiver mais curiosidade, a nerdologia te explica um pouquinho mais da astrologia.

#2

Manuscritos do Leonardo Da Vinci online:

Um dos maiores gênios do mundo ficou mais famoso como pintor (por obras lindissimas), mas Leonardo Da Vinci não passou a vida inteira criando obras como a Mona Lisa, ele também era um inventor e muitas outras coisas. Agora foram liberados na internet varios manuscritos com suas idéias e pensamentos. Os jornais do mundo todo só falam disso, como essa matéria do The Guardian. Pra conferir o caderno é só clicar aqui.

 

DaVinci-underwater-breathing-f24v.jpg
Anotação em caderno de Leonardo da Vinci – Arquivo e organização: Codex Arundel

#3

reviver a história da arte: relação entre pinturas clássicas e cultura pop realizado por @tabloidarthistory

Duas Escocesas se uniram e dessa união veio uma revelação interessante: o que as artes têm a ver com cultura pop? De acordo com elas tudo. O twitter do @tabloidarthistory mostra em imagens a proximidade do pop com as artes. As conexões são diversas e até a Beyoncé grávida se relaciona com um quadro de Botticelli.

O tabloide se tornou tão “trend”que é fácil achar artigos falando sobre suas composições arte-pop. Então curte mais um um link aqui.

 

#4

Kurt Cobain pintor. Obras reveladas. Lembra imagens do The Wall

Que o Kurt Cobain foi ótimo letrista e cantor letrista nós ja sabíamos. O que só foi revelado agora que ele era um artista completo: Cobain também se arriscou nas artes plásticas e mostrou que também tem talento.

kurtcobain.jpg
Ilustração: Kurt Cobain

#5

animação condensando a mudança de temperatura de 1900 a 2016

Já estudou sobre a era do gelo ou pelo menos viu a animação? O vídeo abaixo mstra como a temperatura da terra foi sendo alterada de 1900 até o ano de 2016. Curte só:

#6

Conheça os finalistas do concurso EyeEm Photography Awards 2016 (https://www.eyeem.com/awards/)

EyeEm é um festival e também um grande concurso de fotografia. Após dois meses de inscrições o festival anunciou seus finalistas nas cinco categorias que possui.

EDIT_retratista_Uta-Lauterbach.jpg
Foto: Uta Lauterbach, finalista para Retratista.

#7

Por falar em fotografia, o Hypeness fez uma matéria com Camilo José Vergara, apresentando o trabalho de fotografia e identidade na NYC da década de 1970. Confere a matéria clicando aqui.

 

camiloNYC
Foto: Camilo Vergara da série Old New York

#8

Skate é arte

Ainda na pegada de fotografia e também de cultura pop, o site i-d.vice fez uma compilação de várias fotografias de skate feitas em Hollywood ns anos 70.

skate
Foto: Hugh Holland

#9

Entrevista da Pitty sobre sua relação com as defesas das minorias e da mulher no mundo masculinizado do rock

“A mulher pode ser o que ela quiser”. Com essa afirmação Pity fala sobre como abriu caminho no mundo testorenizado do rock. A cantora deu uma entrevista para o site Huffpost e fala sobre sua carreira, causas feministas e autoras que ela tem como referência, como a poetisa Florbela Espanca.

A cantora mantem um blog em seu site, intitulado O Boteco.

pitty.jpg
Foto: Daniel Aratangy

#10

Angela Davis no Br

Angela Davis passou pelo Brasil e deu o que falar. Falou sobre a força da mulher negra, violência e muito mais. A escritora e filosófa deu uma palestra na UFBA em Julho e vários veículos de comunicação falaram sobre ela.

Como o Beco é antenado, a Sarah Toledo já havia escrito sobre a biografia autora aqui e a resenhado sobre uma de suas obras no link aqui.

 

angela davis
Foto: Monique Woo/Columbia Missourian

 

YK Teles
Jornalista e aprendiz.
https://becodaspalavras.com/

Deixe uma resposta