Publicado em Fotografia, Principal

10 Livros para saber mais sobre Fotografia

Gostamos tanto de fazer listinhas que decidimos fazer uma também para quem ama fotografia.

Os livros que listamos são um mix de assuntos de história de fotografia, análise e técnicas. Quem deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto são um prato cheio. Venha conferir:

1. A Câmara Clara – Roland Barthes

Obra derradeira do espírito criador de Roland Barthes, A Câmara Clara é uma reflexão sobre a imagem fotográfica – expressa, aliás, no próprio subtítulo, «nota sobre a fotografia»; mas é, também, uma apaixonada e dramática meditação sobre a vida e a morte

2. Ensaios Sobre Fotografia – Susan Sontag

É um conjunto de ensaios em que Sontag examina uma série de problemas – a um só tempo estéticos e morais – levantados pela presença e autoridade da imagem fotografada nas nossas vidas. Uma obra de referência na discussão sobre o papel da fotografia entre a experiência e a realidade, “Ensaios Sobre Fotografia” valeu a Susan Sontag a atribuição do prestigiado prémio do National Book Critics Circle.

3. Tête à Tête – Henri Cartier-Bresson

Livro escrito por um dos principais fotógrafos da agência Magnum, acrescenta muito sobre os processos fotográficos.

Este incrível artista registrou, ao longo de muitos anos, o retrato de pessoas comuns e, também, de celebridades como Marilyn Monroe, Che Guevara e Pablo Picasso e a obra “Tête à Tête” é uma compilação de toda essa vasta experiência.

4. O Olhar do Fotográfo – Michael Freeman

Uma abordagem interessante que este livro trás é sobre a imagem HDR. Fala, também, sobre um gigantesco know how de tecnologias que são usadas para fazer a ampliação das possibilidades sem que a visão do profissional seja comprometida. O livro também fala das composições mais básicas do design das fotos.

5. At Work – Annie Leibovitz

At Work é um manuscrito que disponibiliza muitas informações técnicas a cerca do trabalho desta excepcional fotógrafa.

Annie discorre, ainda, sobre as circunstâncias em que alguns de seus principais trabalhos foram feitos e compartilha, inclusive, as configurações utilizadas na câmera digital para a confecção de suas fotos.

6. Como Ler uma Fotografia – Richard Salked

Desenvolvido para direcionar, e explicar, qual é o papel fundamental da fotografia no contexto social, e atual, no qual estamos inseridos, este livro, escrito por Richard Salkeld fala sobre a saturação de imagens a que nossos olhos têm se acostumado.

Notícias, propagandas, recordações… Tudo é traduzido, e explicado, por imagens! Cada foto possui uma mensagem clara e distinta, e é claro, basta alguns elementos básicos para que a leitura, assim como sua compreensão, sejam feitas da maneira mais correta possível.

Este livro de fotografia explica o significado e o funcionamento das imagens que são registradas. “Como ler uma fotografia” possui 184 páginas de atrativo e diferenciado conteúdo.

7. O Design da Fotografia – Jeremy Webb

Emoção, profundidade, luz, contraste, ritmo… Esses são alguns conceitos básicos na composição de uma fotografia de qualidade, certo? O livro O design da fotografia, de Jeremy Webb reúne todos esses conteúdos para que o fotógrafo aprenda mais e mais sobre o universo das imagens. Em 192 páginas o livro fala sobre alguns dos mais importantes tópicos dentro deste assunto tão essencial para a arte fotográfica.

O objetivo de Webb, com este livro, é fazer com que as suas fotografias ganhem destaque em relação aos demais trabalhos e, vale citar, que esta obra é uma perfeita introdução à metodologia de criação de design para as fotografias.

8. Luz, Ciencia e Magia – Varios autores

Na fotografia, a iluminação é tudo ou nada! Não importa o modelo da sua câmera, o quanto inteligente ela é, a boa foto é resultado um bom trabalho dos seus olhos e do seu cérebro. Vale a pena todo esforço para aprender a iluminar bem ­ não há outra habilidade que possa melhorar tanto sua fotografia, tão rapidamente.

Este livro não mostra apenas “como fazer”! Ele vai além. Este é um livro que descreve “como entender”. Como entender e prever o tamanho da luz, os tipos de reflexões e a família de ângulos. Domine estes princípios e você poderá fotografar qualquer retrato, qualquer superfície, qualquer lugar!

9. Composição – Vários autores

Um passo importantíssimo, antes de fazer um click, é pensar na composição da imagem. Na maioria das vezes os cenários e momentos não se alinham perfeitamente para a câmera, então é tarefa do fotógrafo entender de que maneira ele pode tornar cada captura única – por mais simples que ela seja.

10. A Ilusão Espetacular – Arlindo Machado

Entre os muitos assuntos discutidos no decorrer das páginas, é possível compreender que, para o escritor, a arte da fotografia funciona semelhantemente a um texto, como qualquer outro, que faz uso de articulações e elementos, que podem ser simples ou sofisticados, em sua composição.

Arlindo Machado ainda discorre sobre como fazer, da melhor forma, a representação da realidade nas imagens que estão sendo capturadas, analisando, a partir daí, fotos que alcançaram o êxito neste anseio e que, com isso, conquistaram o mecanismo de ação corriqueiramente conhecido como “efeito espetacular”.

Autor:

Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s