Home>Cultura>Música>Escuta só>Escuta só! – Bomba Estereo

Escuta só! – Bomba Estereo

Oi, pessoas!

Hoje voltei para trazer mais uma sugestão de música colombiana para vocês. Sempre gostei de música em espanhol, mas não tinha muito conhecimento da música colombiana, especificamente (não gosto de usar o termo “música latina”, porque música brasileira também é latina, afinal de contas). Desde que vim morar na Colômbia tenho conhecido muitos artistas e bandas locais e é incrível ver toda a riqueza musical desse país. Um grupo que tem feito muito sucesso não só na Colômbia, mas internacional, é o Bomba Estereo.

Eu já conhecia eles há um tempinho e tive até a chance de vê-los em uma edição da Virada Cultural, quando morava em São Paulo. Mas foi apenas aqui que pude conhecê-los melhor. Decidi apresentá-los para vocês no Beco, com a intenção de colaborar para ampliar os horizontes musicais e sair do óbvio.

Aliás, se tem uma característica que não corresponde ao Bomba Estereo é o óbvio. Imaginem uma mistura de música eletrônica com rock, reggae, rap, cumbia, champeta (um ritmo típico do caribe colombiano). Essa mistura toda você encontra nas músicas dessa banda. Ouçam um dos seus primeiros singles, de 2009:

 

 

A banda é formada por Simón Mejía, Li Saumet (vocalista), Julián Salazar e Andrés Zea. Em pouco tempo eles conseguiram um reconhecimento internacional, participando de diversos festivais de música pelo mundo, incluindo Lollapalooza, Glastonbury, SWU, entre outros. Ouçam agora uma das músicas deles que eu mais gosto:

 

Um resultado desse sucesso internacional foi a parceria com o maravilhoso Will Smith, em uma das músicas mais recentes da banda. Essa música é inspirada no carnaval da cidade Barranquilla, o carnaval mais famoso da Colômbia. Vejam o vídeo:

 

Estão achando um pouco estranho até agora? Bomba Estereo tem uma resposta para vocês nessa música (vejam o vídeo, que é muito legal!):

 

Por falar em vídeos legais, vejam esse a seguir:

A música anterior é um tipo de champeta, um ritmo da cidade de Cartagena, que é inspirado em músicas africanas. Bomba Estero faz uma mistura com os elementos de música eletrônica.

Para terminar, deixo uma última canção, que já não é divertida, mas que gosto muito. Espero que vocês tenham gostado de conhecer Bomba Estereo, se ainda não conheciam. Se quiserem escutar mais músicas, procurem no Youtube ou em streaming de música, como Spotify, ou Deezer. E se gostou, não se esqueça de deixar um comentário para a gente saber.

Até a próxima!

Deixe uma resposta