Publicado em O Beco Indica, Principal

O Beco Indica #7

Toda semana, dez indicações de links para enriquecer sua timeline

Semana repleta com Leitura de Bolso, Obras da Bauhaus, Festival do Minuto e edital sobre Culturas Populares do Ministério da Cultura e umas paradinhas engraçadas para contar aos coleguinhas. Vamo pro Beco?

#1

Um projeto digital da Biblioteca Kandinsky disponibilizou algumas obras  do acervo da escola de artes alemã Bauhaus pré 1933. A escola de design fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, revolucionou as artes visuais e trouxe a tona o movimento Modernista a partir da ótica da arquitetura e do design, com nomes como o próprio Kandinsky, Georg Muche e Marianne Brandt.

image.jpg
Ponto e Linha de avião: contribuição para a análise dos elementos cênicos / Kandinsky

#2

Abriu o edital de seleção de trabalhos para o Festival do Minuto 2017. O tema para este ano é a Mulher e as inscrições vão até o dia 31 de agosto. Diversos campos audiovisuais estão inclusos, como animação, documentário, videoarte e as obras deverão seguir o padrão de 60 segundos e utilizar músicas e imagens que estejam de acordo com as regras do festival, que inclui direito de imagem e som. Os ganhadores serão selecionados por juri especial e receberão o Troféu Minuto, além de sua obra participar da divulgação do catálogo do festival.

original.png

#3

Bingo: O Rei das Manhãs está chegando em agosto. O filme dirigido por Daniel Rezende é baseado na trajetória de Arlindo Barreto que deu vida a personagem da franquia Palhaço Bozo e tem Vladimir Brichta como o centro das atenções. Esta semana, a revista Trip trouxe uma entrevista com o ator para falar sobre a despudorada personagem e comentar um pouco sobre a sua carreira e como chegou até o roteiro do filme.

 

#4

Gin é uma bebida nada popular no BR, mas você conhece a história que levou a invenção dela? Esta semana, a revista Time trouxe um vídeo que incita os adoradores da bebida para conhecê-la em um tour europeu pago para vivenciar este experimento. Os candidatos devem residir no Reino Unido e serem maiores de 18, claro.

 

#5

Já percebeu que quando você busca uma foto em bancos de imagem na internet geralmente só tem gente branca? Então, duas americanas perceberam isso como um problema e fundaram a BRWN, agência de fotografia especializada em “pessoas de cor”, trazendo mais diversidade aos bancos de imagem. A ideia é explorar momentos diversos para criar um banco de imagem mais plural, com negros e latinos. A proposta não é única e vem movimentando startups americanas para criar mais diversidade no seguimento, como a WomenInTech e a PixelsInColor.

 

#6

E se ao invés de receber aqueles gifs de bom dia e milhões de mensagens sem nexo no seu WhatsApp você recebesse recomendação de leituras? Esta é a proposta da lista Leitura de Bolso, que envia aos seu assinantes cinco minutos diários de leituras pelo aplicativo de mensagem. A ideia de Carlos Castelo ganhou um aplicativo no final de junho e agora pode ser encontrado na Google Play. Corre lá.

19477582_1919441005045946_7708267908612820518_o.jpg

#7

Atenção escritores de plantão, saiu edital de premiação em R$ 10 mil para obras voltadas para a cultura popular brasileira. O projeto Culturas Populares Leandro Gomes de Barros pretende escolher 500 propostas ligadas ao Cordel, Quadrilha, Maracatu, Jongo, Cortejo de Afoxé, Bumba Meu Boi, Boi de Mamão, entre outros. A fatia é a seguinte, 200 para projetos de pessoas física, 200 para coletivos culturais e 80 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos. A proposta é da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e as inscrições vão até o dia 28 de julho. Saiba mais como se inscrever no vídeo:

#8

Todo jornalista já passou pelo posto da decupagem de imagem e som na vida. Todo. Mesmo. Decupagem é aquele momento em que, após a entrevista, o repórter tem que transcrever o conteúdo para usar em seu artigo ou reportagem jornalística. O site TechTudo publicou um artigo no ano passado sobre um recurso que o Google criou para facilitar a transcrição de audios: o Google Speech. Nele, basta repassar o conteúdo da gravação para o Mic que o aplicativo transforma em texto. Fácil, né. Mas como todo produto com interface artificial, é importante frisar que deve ser feita uma revisão do material. De qualquer forma, minimiza o trabalho e otimiza o tempo na nossa decupagem de cada dia nos dai hoje.

#9

Saiu o trailer da filme-biografia não autorizada sobre a história do Morrisey na era pré-Smiths. A única coisa que me veio à cabeça é: Please, Come to Brazil! Assistam que é de chorar.

 

#10

Há algum tempo eu passei a gastar meu tempo ocioso de vídeos de gatinhos e animais fofinhos para vídeos de comida. Sim, comida. Então, aprecie esta obra prima do omelete gourmet caseiro por puro deleite. (já tentei aqui em casa e deu certo!)

Autor:

Cerratense perdida na neblina curitibana, jornalista por falta de direcionamento de carreira e fotógrafa sem câmera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s