Publicado em Desafio Literário, Escritores, Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira

Desafio Literário – 12 livros escritos por mulheres para 2017

desafio-literario-2017

Resolvi criar meu desafio de leitura particular para 2017. Como disse no post anterior, tenho um projeto especial, que é sempre ler mais livros que no ano anterior. Dessa vez, além de ler mais livros que em 2016, escolhi um livro para cada mês que fosse escrito por uma mulher. Por quê? Em 2016 participei de um joguinho desses do Facebook, em que eu deveria listar os 15 autores que mais me influenciaram. Ao fazer a lista me dei conta da disparidade entre homens e mulheres e me entristeci.

Não se trata de que o número de escritores bons e influentes é maior que o de escritoras boas e influentes, mas trata-se de que nós não temos as mesmas chances de ler obras de escritoras. Basta pensarmos nas leituras obrigatórias das escolas, nas pesquisas feitas sobre escritoras nas universidades, no incentivo que as mulheres têm para escrever e, pensando em séculos passados, no fato de que as mulheres sequer tinham a chance de escrever. Resolvi, então, dedicar meu tempo de leitura a conhecer melhor as escritoras e suas obras.

Segue a lista dos 12 livros escritos por mulheres para 2017:

Janeiro: Hibisco Roxo – Chimamanda Ngozi Adichie

Fevereiro: Emma – Jane Austen

Março: Elena Ferrante – Dias de abandono

Abril: Angela Davis – Mulheres, raça e classe

Maio: A paixão segundo G.H – Clarice Lispector

Junho: Hora Zero – Ágatha Christie

Julho: Escritora colombiana

Agosto: Sangue Negro – Noémia de Sousa

Setembro: As boas mulheres da China – Xinran

Outubro: Não sou eu uma mulher? – Bell Hooks

Novembro: Eva Luna – Isabel Allende

Dezembro: Ciranda de Pedra – Lygia Fagundes Telles

Não vou entrar em detalhes agora sobre por que escolhi cada um desses livros, senão essa publicação vai ficar gigante. Esses comentários vou fazer no decorrer do ano, quando for falar da leitura do mês. Se vocês observarem, julho é o único mês que não tem um livro e autora definidos. Isso porque não tive tempo para pesquisar e pedir indicações, mas sei que quero ler uma escritora colombiana. Atualmente eu moro na Colômbia e acho importante conhecer a cultura do lugar em seus mais diversos aspectos. O país tem um escritor de renome, reconhecido no mundo inteiro, que é o Gabriel García Marquéz. Mas e uma escritora? Quem conhece? Eu não conheço nenhuma e vou me dar essa chance de ler um livro escrito por uma mulher colombiana.

Se vocês querem acompanhar meu desafio literário, não deixem de seguir o Beco das Palavras, porque ao final de cada leitura vou comentar aqui sobre o que achei dos livros. Se vocês querem se juntar a mim nesse desafio, está aí a lista, podemos trocar impressões. Se vocês querem saber tudo o que eu já li, tenho lido, vou ler, me sigam no Skoob.

Um abraço a todos!

5 comentários em “Desafio Literário – 12 livros escritos por mulheres para 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s