Home>>Rosewater

Rosewater

Liberdade. As pessoas que vivem em países totalitários buscam e anseiam viver essa palavra em suas vidas. A história do Irã é marcada por lutas pela liberdade. Misutrada com vitórias e frustrações, os iranianos viram sua luta se tornar sua opressão, mas muitos não deixaram de lutar por isso e mostrar as chagas que o povo vive.

Maziar Bahari é um dos iranianos que saiu do Irã para estudar no Canadá décadas atrás. Se tornou jornalista da revista Newsweek, além de cineasta e escritor. Como jornalista, ele cobria as matérias do oriente, principalmente seu país natal, e foi em uma dessas coberturas que ele deixou de contar os fatos, para viver os fatos.

O filme Rosewater foi filmado por John Stwart, tendo como ator principal Gael Garcia Bernal. Durante a cobertura das eleições presidenciais do Irã em 2009, Bahari foi preso acusado de ser um espião após ter divulgado gravações de feridos em protestos após o resultado das eleições. Ele passou 118 dias preso na solitária sem poder receber notícias da família ou de qualquer ação que se passava no mundo, sendo torturado diariamente para que assumisse a culpa.

Bahari chega a gravar um vídeo assumindo ser um espião, mas mesmo assim sua família não acreditou e continuou a lutar por sua liberdade. O que faz o filme belíssimo não é ver o que o sofrimento de Bahari, mas a luta desprendida por sua família durante todo o tempo.

O filme foi baseado na biografia de Bahari sobre o acontecimento: Then they came for me (então eles vieram por mim), é uma obra que mostra que não importa o que você está passando e dizendo, as pessoas que o amam sabem quando você está sendo usado e vão continuar a lutar por você.

O filme foi gravado em uma prisão iraniana. Além de muito bem dirigido, a atuação de Bernal é como sempre perfeita. Vale a pena assistir ao filme.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta