Home>Literatura>Literatura Estrangeira>Uma noite no Chateau Marmont

Uma noite no Chateau Marmont

Uma noite no Chateau Marmont, é o quarto livro de Lauren Weisberger, jornalista que já trabalhou como assistente de Anna Wintour, na Vogue América, e virou autora de best-sellers quando escreveu o seu primeiro romance, O Diabo Veste Prada, em 2003 (o filme, estrelado por Anne Hathaway e Meryl Streep, foi lançado em 2006).

Conhecida também pelas obras Todo Mundo Que Vale a Pena Conhecer e À Caça de Harry Winston, todas da editora Record, que retratam a história de jovens mulheres solteiras que perambulam pelas festas e lugares badalados de Nova York equilibrando suas vidas profissionais com os relacionamentos amorosos – as diferenças estão nos empregadores: uma revista de moda, uma agência de eventos e uma editora de livros, Lauren resolve se aventurar em seu quarto romance pelo universo da indústria fonográfica.

De uma maneira divertida, leve e atual o enredo se desenvolve nas histórias da nutricionista Brooke e de seu marido, o músico Julia, é a primeira vez que um casal é protagonista das histórias de Lauren, como também é o primeiro romance que ela escreve após ter se casado, em Noite Passada no Chateau Marmont, a rotina dos dois é abalada após Julian assinar um contrato com uma gravadora importante e virar um cantor famoso – é então que se repetem as situações já exploradas pela autora nos outros livros: festas, eventos glamourosos, viagens, pouca privacidade, fofocas em tablóides e o estranhamento que tudo isso provoca em “pessoas normais”.

Weisberger aproveita sua narrativa para criticar de maneira sutil o universo musical e o apelo da imprensa por notícias altamente vendáveis, o famoso Chateau, um hotel de luxo freqüentado por muitas celebridades, será palco para a maior decepção da vida de Brooke (protagonista do livro) que após o escândalo precisará encontrar respostas e novos caminhos para salvar seu casamento.

Sou suspeita para falar da Lauren, já que sou fã de carteirinha da autora, porém arrisco em dizer que você vai se apaixonar pela Brooke e pelo amor que ela sente pelo marido. Prepare o lenço de papel porque a história desperta lágrimas provocadas por crises de risos e por compaixão ao sofrimento da protagonista.

Curiosidade: o site de Lauren Weisberger foi recentemente atualizado. Agora, é possível ler, em inglês, o primeiro capítulo dos quatro livros da autora e ver como ficaram as capas de todos eles ao redor do mundo – preste atenção às mudanças de títulos em algumas traduções e à quantidade de idiomas em que foram traduzidos (do hebraico ao finlandês!).

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta