Home>Resenhas>5 benefícios da educação corporativa digital

5 benefícios da educação corporativa digital

Quando pensamos em transformação digital na educação corporativa, logo imaginamos a inclusão da tecnologia no dia a dia de alunos e professores.

Contudo, a realidade da educação mudou e se tornou cada vez mais dinâmica em todo o mundo, inclusive impactando os ambientes corporativos.

Com as mudanças e adoção da personalização do ensino e aprendizagem online ou híbrido, os gestores começam a assumir um novo papel na vida de seus colaboradores: de mentores e protagonistas do aprendizado dos colaboradores. 

Nós analisamos este fenômeno com base nos pilares e benefícios que ele pode trazer à sua empresa e preparamos um conteúdo especial sobre o tema, confira!

 

Como funciona a educação corporativa digital?

Essa estratégia inclui práticas de ensino, bem como cultura de desenvolvimento e troca de informações em que as tecnologias permitem ou apoiam esses processos. 

Embora a entrega de métodos operacionais ou a organização de programas de treinamento faça parte da rotina dos preço de instalação elétrica por m2, esse modelo de capacitação é renovado como resultado da transformação digital. 

Desde novos requisitos de habilidades até o fornecimento de ferramentas e métodos que os fundamentam, eles nasceram ou se fortaleceram com as mídias digitais e nesse contexto.

Assim, seu funcionamento é realizado por meio de soluções de TI que permitem comunicar, compartilhar, monitorar, gerenciar e apoiar atividades voltadas à atualização dos profissionais.

Em comparação com o modelo tradicional de ensino de empreendedorismo, o treinamento digital é um pouco diferente.

A começar pela separação espacial ou temporal de alunos e professores, por se tratar de uma categoria onde as aulas acontecem por meio de soluções técnicas que podem ser gravadas ou ao vivo, mas sempre à distância.

A utilização dessas ferramentas também beneficia metodologias de ensino, sugerindo abordagens e práticas que melhor se adequem ao perfil de funcionários de eletrodo para solda inox acostumados a redes sociais, bancos digitais ou comércio eletrônico, bem como para lidar com novas ferramentas que surgem.

 

5 vantagens da educação corporativa digital

Tem dúvidas a respeito da utilidade dessa prática dentro do seu negócio? Procuramos saná-las nos tópicos abaixo. Leia atentamente!

  1. Flexibilidade

Um dos principais benefícios da educação corporativa digital é a capacidade de aprender e ensinar a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que haja uma conexão à internet.

O ditado “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido. Afinal, cada vez mais o tempo se torna uma moeda valiosa na vida das pessoas e empresas, demandando dinâmicas mais ágeis e com acesso facilitado.

Assim, possibilitar o desenvolvimento profissional de forma flexível contribui significativamente para o alcance de melhores resultados e equipes de alta performance na Filtros ecológicos.

    2. Medição de dados

É ainda mais fácil medir o treinamento online. A área de treinamento e desenvolvimento concentra-se, entre outras atividades, na identificação das necessidades de desenvolvimento pessoal do corpo laboral.

Com o auxílio dessas informações, é possível consultar:

  • Cursos concluídos;
  • Certificados;
  • Carga horária;
  • Tabelas.

Assim fica muito mais organizado – é inquestionável. Sem falar que é muito mais eficiente para um funcionário que não tem que lidar com relatórios, guardar dezenas de notas fiscais e enviar quando retornar ao trabalho.

    3. Cultura de aprendizado

A melhoria contínua é um dos pilares das empresas de tecnologia que entendem a necessidade de serviços centrados no cliente.

Para dar suporte a esse processo, é preciso construir uma cultura organizacional voltada para o desenvolvimento.

A capacitação contínua é, portanto, um dos elementos que podem mudar positivamente a cultura do sistema de som ambiente residencial.

A formação na empresa permite que este processo seja contínuo e, ao apostar na aprendizagem digital, este efeito é reforçado.

Quando a mentalidade de crescimento faz parte de sua equipe, novos desafios são apenas mais um incentivo para o desenvolvimento. Assim, sua empresa e sua equipe só saem ganhando.

     4. Redução de custos

Para as organizações, tão importante quanto atrair e reter candidatos e funcionários qualificados é investir apenas no necessário. Ninguém quer desperdiçar dinheiro. 

Uma das principais razões pelas quais a tecnologia ganhou tanta atenção na formação empresarial nos últimos anos é que ela não exige tantos recursos financeiros da gestão, bem como possibilita um fluxo de “terceirização” mais facilitado. 

Deslocamentos, custos de transporte, refeições e o próprio treinamento costumavam ser caros. Imagine lidar com todos esses custos o tempo todo e atender dezenas de funcionários em diversas áreas?

Por outro lado, os cursos virtuais sobre Análise metalográfica permitem precisão no valor do investimento, o que garante que até os treinamentos mais intensivos sejam levados em consideração, pois é o único gasto necessário.

    5. Retenção de talentos

Um dos maiores problemas dos empresários e gestores da empresa é o constante desequilíbrio entre entrada e saída de funcionários.

Em um ambiente de trabalho caótico, a retenção de talentos é quase inexistente, e o gestor tem que lidar com situações em que funcionários são demitidos de tempos em tempos, demandando atenção ao promover o conhecimento.

A prática efetiva de treinamentos corporativos aumenta significativamente a retenção de talentos, primeiro por proporcionar bem-estar, um ambiente saudável que garante ao funcionário uma experiência constante de competência.

Além disso, a empresa consegue criar um cenário de qualificação contínua dos funcionários, o que reduz significativamente a prática de demissões e contratações, muito prejudiciais para a fluidez do trabalho, e que traz ao colaborador a sensação de valorização e desenvolvimento.

 

   6. Alinhamento entre empresa, equipe e colaborador

Um dos maiores desafios na área de Recursos Humanos é coordenar os interesses da educação empresarial.

Muitas vezes é necessário delinear como o treinamento da empresa atende às expectativas de três esferas: empresa, equipes e funcionários.

Mais uma vez, a capacitação individualizada digital promete combinar esses benefícios.

Os caminhos de aprendizagem individuais são tão flexíveis que atingem diferentes objetivos com confiança. Essa estratégia também evita a repetição de “treinamento externo”, ou seja, aqueles que nem sempre se mostraram eficazes. 

 

Tecnologias e estratégias inovadoras de educação corporativa

O treinamento profissional está em franco desenvolvimento nos últimos tempos – inclusive, e principalmente, em termos de tecnologias.

Nada dos métodos engessados e pouco interativos de outros tempos. Hoje é possível ensinar manutenção de papel velumóide para juntas com arrojo! Basta aplicar alguma (ou todas) essas tecnologias:

 

Educação a Distância (EaD)

Não é possível entender o que é transformação digital na educação empresarial, se não falarmos em educação a distância.

Desde que a EaD surgiu nos cursos por correspondência no século 19, ela representou uma revolução na educação – tanto no mundo formal quanto no corporativo.

Atualmente, esse modelo é baseado no aprendizado por meios digitais, sem que o professor tenha que ministrar o conteúdo presencialmente.

Esta realidade é cada vez mais popular, uma vez que é mais flexível em termos de horários e localizações para a toalha industrial.

Além disso, permite que os participantes aprendam no seu próprio ritmo e com objetivos claros. Isso porque existem modelos mais ou menos flexíveis para o EaD, possibilitando que os alunos identifiquem o modelo com o qual mais se identificam.

 

Mídias digitais

Você deve ter percebido que cada vez mais recebemos informações das mídias digitais como Facebook, Instagram, Twitter, certo?

Portanto, essas ferramentas inauguraram a “era” da aprendizagem colaborativa. Ou seja, uma época em que compartilhar conhecimento ficou muito mais fácil.

Dessa forma, a aprendizagem colaborativa pode ser utilizada para gerenciar informações de empresas e streams como blogs, YouTube e até podcasts.

Isso significa que os fortalecerá mais tarde, podendo ser um poderoso aliado nas ações de educação corporativa digital. 

Além disso, a ideia de aprender com um colega e vê-lo, por exemplo, em vídeo ou áudio, gera ainda mais interação e engajamento dos participantes.

 

Gamificação

É o uso de técnicas, estratégias e design típicos de jogos de videogame em diferentes contextos para promover o aprendizado e colocá-lo em prática de forma dinâmica, proporcionando vantagens.

A proposta é levar a realidade dos games para outros ambientes e proporcionar um aprendizado mais emocionante. O que seria apenas diversão se torna algo mais significativo.

A gamificação é uma nova tendência em treinamento empresarial. Com o objetivo de tornar o jogo uma realidade, as empresas visam estimular maior engajamento, produtividade, foco e trabalho em equipe em seu ambiente de negócios para obter melhores resultados. 

Além de estabelecer metas e objetivos, são criados prêmios, regras, ferramentas de competição e cooperação.

Em todas as etapas do aprendizado, os alunos são estimulados a superar desafios. Isso torna mais fácil identificar quais pontos fortes e áreas precisam ser melhorados para cada um.

 

Big data

É uma grande quantidade de informações, estruturadas ou não, que podem estar disponíveis dentro ou fora da organização especializada em montagem de painéis elétricos.

Suas ferramentas são amplamente distribuídas para definir estratégias que beneficiem as operações de negócios.

O aprendizado de cada aluno pode ser medido pela análise da big data da educação empresarial.

A empresa ganha acesso a modelos de comunicação, aprendizagem e entende como os funcionários absorvem informações e aplicam seus conhecimentos no ambiente de trabalho, qualificando as atividades.

Para facilitar a formação do pessoal, é possível preparar programas individuais e orientados para cada público, de acordo com as preferências dos participantes.

Com isso, o parceiro se sente mais seguro para aprender da forma que lhe convém e os resultados costumam ser melhores dessa forma. E aí, o que falta para o treinamento corporativo digital marcar presença na sua empresa?

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta