Home>Literatura>O Mundo das Assinaturas de Livros

O Mundo das Assinaturas de Livros

Quem é leitor sempre para na pergunta “qual será meu próximo livro?”. É uma pergunta natural que surge logo após o fim de um livro e muitas vezes a resposta não é óbvia. Decidir o próximo livro da fila é importante para manter o hábito da leitura e evoluir como leitor. Para os comprometidos com a rotina de leitura, definir novos livros requer prática e até alguma habilidade. Se engana quem acha que só tirar um livro da estante é capaz de motivar o leitor.

A escolha de livros é praticamente uma curadoria. O que eu quero agora? pergunta o leitor ávido por novas páginas.  Nos últimos anos, leitores disciplinados têm obtido ajuda nesta curadoria nos clubes de assinatura que com o auxílio de personalidades, booktubers e especialistas em literatura criam uma linha de leitura para leitores curiosos.

As assinaturas funcionam num mecanismo até simples e que copia clubes que se espalham pela internet. Primeiro, antes de entender como as assinaturas viraram febre entre os aficionados por livros, você precisa entender como é o funcionamento desses “clubes”. As editoras, selos direcionados a certos nichos e clubes de assinatura independentes selecionam sua curadoria.

As pessoas que escolherão os livros têm destaque no mundinho dos livros. Os livros escolhidos pela curadoria são enviados para os assinantes em casa. Como a ideia é fornecer uma experiência única de leitura, algumas assinaturas contemplam os leitores com edições exclusivas e brindes ligados ao mundo literário.

O que chama a atenção dos leitores vorazes é que esse tipo de assinatura leva em conta os perfis dos assinantes. A partir da definição dos perfis de assinantes, envios periódicos levam até a casa do leitor novos nomes, autores desconhecidos e até mesmo novas traduções. Atender aos diferentes perfis de leitores é o grande diferencial das assinaturas, conforme a modalidade vai se tornando mais comum, é possível observar a diversificação do modelo. No país, em pouco tempo, surgiram no mercado assinaturas direcionadas a crianças, jovens adultos e adultos. São muitas opções que vão de livros clássicos, passam pela literatura contemporânea brasileira e chegam até a leitura destinada para empreendedores e gestores de carreira. Tem para todos os gostos.

Apesar da oferta não parar de crescer, o primeiro passo para quem quer dar uma chance às assinaturas de livros é conhecer o próprio gosto. E sabendo que as assinaturas podem servir como ótimos presentes, você precisa conhecer o gosto literário de quem pretende presentear.

 

Separamos alguns passos para você escolher a assinatura de livros que vai alimentar seu apetite pela literatura:

  1. Defina a idade do leitor. Se você quer presentear alguém querido, é importante encontrar uma curadoria de livros que leve a idade do leitor em consideração na escolha de livros. O Leiturinha é um programa de assinatura com diferentes planos e é dedicado aos jovens leitores. Os livros escolhidos são destinados aos leitores de 0 a 12 anos.
  2. Defina a periodicidade. As assinaturas oferecem diferentes planos e isso é baseado na frequência da entrega de livros. Se o leitor está em fase de desenvolvimento, a periodicidade pode ser trimestral ou até semestral. A desvantagem caso você opte por um plano com pagamento mensal e sem vínculo com a assinatura é que os livros acabam ficando mais caros.
  3. Veja se o clube de assinatura oferece material de apoio. Planos de assinatura estimulam a discussão dos livros selecionados. É importante que quem se interessa por um programa saiba se vai receber material de apoio, notas e comentários de quem fez a curadoria. Assinaturas podem oferecer esse adicional aos seus clientes. O material de apoio pode ser por comentários via YouTube, como o que acontece nos planos do Turista Literário onde os assinantes contam até com uma playlist direcionada aos livros sugeridos.

 

Se você se interessou pelo assunto aqui estão algumas assinaturas disponíveis:

A TAG é a mais famosa assinatura de livros do Brasil, a marca está consolidada no mundo literário e tem mudado os rumos da ficção contemporânea nos últimos anos, já que faz chegar aos leitores nomes de qualidade para seus assinantes. Você recebe em casa uma edição especial e colecionável. O livro surpresa é acompanhado por brindes ligados ao livro, marcador de página e revista com textos complementares.

A TAG Curadoria foi lançada em 2014 e oferece aos seus assinantes obras clássicas e contemporâneas que são escolhidas por personalidades da literatura nacional e internacional. A TAG Inéditos oferece livros em parceria com editoras que querem promover seus novos autores e autoras.

O Clube Skoob, que nasceu na plataforma de compartilhamento de leitura, tem planos diferentes que oferecem brindes para seus assinantes. Os livros enviados são surpresas e brindes como marcadores e arte inédita acompanham o livro do mês.

O mundo das assinaturas de livros incentiva o hábito da leitura, mas a existência dessas iniciativas tem sido prejudicada pela crise econômica. Assinaturas consolidadas com a “Intrínsecos” devem sair do mercado em breve. Ao leitor sempre ávido por novidades e por construir a rotina de leitura, resta esperar que outras iniciativas surjam nos próximos anos.

 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta