Home>Cultura>Música>Escuta só>A Mistura do BaianaSystem

A Mistura do BaianaSystem

Quando os shows do BaianaSystem acabam é comum que pessoas deixem o lugar sem sapatos. Para quem olha de fora, são mulheres, homens e jovens que entraram na roda de felicidade e catarse que se forma nos shows e acabam perdendo um sapato na confusão. É um relato comum para quem vai aos shows do grupo baiano e acaba saindo com um sorriso sobrando no rosto e com histórias para contar.

Se durante os shows a catarse manda nos discos, a experimentação sonora é a proposta de quem faz o BaianaSystem. O coletivo que deu origem ao BaianaSystem nasceu em 2009 com a intenção de experimentar com a guitarra baiana. O uso do instrumento, que já é consolidado como estrela do carnaval baiano e dos trios elétricos, causou estranhamento para os primeiros fãs.

 

Proposta

A proposta de transformar a música baiana que norteia o grupo começou como projeto do guitarrista Roberto Barreto. Marcelo Seco, que é baixista e produtor, se juntou à banda logo no começo, assim como o vocalista Russo Passapusso e o percussionista Wilson Batata e o DJ João Meireles . Em 2009, o repertório começa a ser desenvolvido para gravar as músicas inéditas que dariam forma ao primeiro disco lançado no início de 2010 que leva o nome do grupo.

Pronto,  estava formado o “sound system” que junto com a intimidade com a Bahia dá nome à banda.  Junto com essa formação musical, para aumentar o conceito que o BaianaSystem é pura sintonia sensorial, passa a integrar o projeto, na direção visual, Filipe Cartaxo responsável por traduzir e popularizar a força visual do coletivo. Mas como o BaianaSystem sempre se declara coletivo, a formação está aberta para colaboradores e participações de outros músicos.

Alguns nomes da música brasileira são conhecidos não só pela produção de discos e canções, mas por popularizar ideias novas e artistas em começo de carreira. Três exemplos desses nomes sempre mostraram apoio ao BaianaSystem. BNegão que fez história com o Planet Hemp e hoje, além de material autoral e recente, viaja o Brasil cantando Caymmi, sempre apareceu como apoiador, colaborador (vocais no disco Oxeaxeexu) e fã do BaianaSystem. A mistura presente tanto no Planet Hemp quanto nas canções de Dorival Caymmi aparecem a todo momento nos discos do BaianaSystem. Gilberto Gil, o maestro Letieres Leite – que faleceu em 2019 por  COVID-19 – e Lenine também sempre estiveram entre os fãs e colaboradores da colagem que é o som do grupo.

 

Mistura de sons

Falar em colagem de imagens e sons é um jeito de definir e de rotular o que não é possível no BaianaSystem. Não é reggae, não é afoxé, não é dub, não é do Pará, não é da Jamaica, não é axé, não é rock, não é eletrônico, mas é uma colagem de todos esses ritmos. Tudo em nome da exploração por caminhos que há muito não movimentam a música brasileira. Se engana quem não conhece o grupo e acha que no caldeirão alquímico não existe lugar para o conforto da música pop. Mesmo com seu sistema de colagem, o BaianaSystem chegou até a abertura de novela da TV Globo chamando a atenção do grande público. A mistura sonora que é afirmada como filosofia nas músicas do BaianaSystem não afasta os ouvintes e une quem quer provar a junção de ritmos e a catarse promovida em tempos tão contidos.

Quer conhecer mais da discografia e mergulhar na sonoridade? Separamos músicas de cada álbum para dançar e aquecer corpo e coração.

Primeiro disco “BaianaSystem” – os ritmos regionais estão presentes, a guitarra grita que passou pelo Pará. Lançado em 2010, o som foi definido por Roberto Barreto  “Eu não gosto da ideia de resgate, porque referencia o passado. A guitarrinha precisa dialogar com o que está se produzindo hoje”. Ouça “Da calçada pro Lobato”

 

Discografia

Duas Cidades foi lançado em 2016 e traz a identidade visual que é marca do BaianaSystem. Mais forte e vigoroso. Sons que vêm da Jamaica parecem influenciar mais a produção. Samples e elementos do Dub aparecem em todas as faixas. Ouça: Dia da Caça.

O Futuro Não Demora foi lançado em 2019. No ano deste lançamento o BaianaSystem toca em vários festivais (pouco antes da pandemia) e estoura entre os que curtem música brasileira recém-produzida e de qualidade. A colagem do BaianaSystem ganha força e se enche de colaborações. Ouça: Sulamericano para ouvir a música da novela “Um lugar ao sol” e relembrar a voz de Manu Chao.

OXEAXEEXU lançado em 2021. Alguns ritmos são adicionados neste álbum, ritmos latino americanos são facilmente reconhecidos no disco que foi produzido durante o isolamento da pandemia de 2020/2022. Sem shows e com sonoridade mais branda em algumas faixas, a religiosidade tem destaque em algumas faixas. As 20 faixas que lançou foram divididas em três atos. Ouça Reza Forte para sentir o peso da música do BaianaSystem.

A colagem que move o BaianaSystem nunca para e sobreviveu ao tempo de pandemia. Quando a banda voltar aos palcos, não esqueça de levar sapatos justos aos pés porque a experiência do BaianaSystem envolve energia, música e a vontade de nunca desistir de criar música capaz de renovar a alma.

 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta