Home>Política e Sociedade>O que São Partidos do Centrão?

O que São Partidos do Centrão?

Bloco informal do Congresso, os partidos conhecidos como centrão se articulam para apoiar quem está no poder

Falamos anteriormente sobre os partidos de direita brasileiros. Agora, é o momento de explicar outra veia política que existe no Brasil.

Muito se fala sobre ser de esquerda ou de direita mas, na política brasileira, também existe um terceiro bloco político. Conhecido como partidos do centro, ou centrão, esse grupo se formou para garantir um número de pessoas para garantir o apoio, ou não, de determinadas leis ou projetos. 

O termo centrão surgiu em 1988 e se referia ao grupo de congressistas que se uniram, formando uma maioria capaz de decidir sobre as votações durante a Assembléia Constituinte. Este sempre foi um bloco informal e chegou a reunir 13 partidos conservadores. 

 

Formação atual

O atual centrão  como conhecemos hoje hoje mostra um grupo totalmente diferente do que era nos anos 80. O novo centrão  surgiu em 2014 com o PMDB (depois mudou para MDB e hoje é o União Brasil) e atuou para eleger Eduardo Cunha (MDB-RJ) como presidente da Câmara dos Desputados. 

A maior parte dessas legendas estão dispostas a negociar apoio ao Executivo em troca de cargos na administração pública. Por conta disso, o Centrão é associado por muitos à “velha política”. 

O bloco deu apoio decisivo ao impeachment de Dilma Rousseff na Câmara em 2016. E também foi graças aos votos do grupo que duas denúncias contra o então presidente Michel Temer não seguiram a frente. Ambas poderiam desencadear em processo de impeachment.

Com essa “má fama”, não é de surpreender que muitos deputados apontados como parte do Centrão não aceitem essa classificação. Muitos se dizem apenas “independentes”, isto é, fora da oposição e da base do governo.

 

Partidos que fazem parte do centrão

O centrão possui por cerca 170 a 220 deputados de diferentes partidos. Estes políticos se unem para conseguir maior influência no parlamento e defender, de modo conjunto, seus interesses.

Atualmente, ele tem oficialmente parlamentares do PP (40 deputados), Republicanos (31), Solidariedade (14) e PTB (12). Em certos momentos, são somados o PSD (36 deputados), MDB (34), DEM (28), PROS (10), PSC (9), Avante (7) e Patriota (6).

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta