Home>Notícias Corporativas>Brasil Tuhu promove retorno de concertos didáticos presenciais

Brasil Tuhu promove retorno de concertos didáticos presenciais

Com o abrandamento das medidas protetivas que se fizeram mais necessárias no início da pandemia de Covid-19, somado aos resultados positivos da vacinação no Brasil, a realização de eventos presenciais ao redor do país teve forte retorno no ano de 2022. Isso ocorre após o segmento ter lidado com restrições que envolveram desde o distanciamento social até o cancelamento absoluto de atividades que envolviam possíveis aglomerações.

Também respaldado pelo panorama de flexibilização, antes mesmo dos eventos culturais, o modelo de aulas presenciais já havia dado início ao seu processo de retomada, seguindo as medidas sanitárias estabelecidas no momento. A pesquisa “Educação na Pandemia”, realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Itaú Social, apontou que após os dois primeiros anos de pandemia, as aulas presenciais já voltaram em mais de 80% das redes municipais de educação, e 90% que oferecem outros tipos de atividades presenciais cinco vezes por semana.

Dentre as ações presenciais com objetivos tanto educacionais quanto culturais e artísticos, o Brasil Tuhu trará nos próximos meses concertos didáticos e vivências musicais para as escolas públicas brasileiras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Composto por 12 diferentes ações, o programa é uma realização da Baluarte Cultura em parceria com Carla Rincón, sendo patrocinado pela Elekeiroz e copatrocinado pela GLP, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Paula Sued, sócia e diretora de produção da Baluarte Cultura, avalia a retomada dos concertos didáticos em escolas públicas de forma presencial como uma oportunidade de levar suavidade para o dia a dia das escolas, estimulando a criatividade, resgatando emoções e proporcionando conhecimento sobre a cultura nacional. “Para isso, essa retomada às ações presenciais está sendo realizada com muito cuidado e carinho”, destaca a profissional.

Com relação às expectativas dos envolvidos quanto a realização do programa, a diretora explica que o objetivo é ampliar o acesso à educação musical de forma inclusiva no país e aproximar as crianças do universo da música brasileira. “Estamos muito felizes com essa retomada às escolas presencialmente, ampliando o acesso aos nossos conteúdos e ações”, afirma Sued.

Além dos espetáculos promovidos, o programa também já percorreu mais de 315 escolas públicas de 13 estados brasileiros, realizando concertos didáticos, oferecendo recursos e conteúdo para atividades em sala de aula para mais de 57 mil crianças. Somado a isso, capacitou mais de 1.300 professores e educadores com a realização da Vivência Musical, acumulando também mais de 1,5 milhão de visualizações no YouTube, onde são disponibilizadas videoaulas (parte delas com recursos de acessibilidade), além da produção de conteúdos que apresentam um compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira.

Concertos didáticos

De 12 a 23 de setembro em São Paulo

De 31/10 a 04 de novembro no Rio de Janeiro

De 21 a 25 de novembro na Bahia

Vivência Musical 

Dias 24 e 25/09, 25 e 26/10, 29 e 30/11 em Várzea Paulista (SP)

Dias 22 e 23 de outubro no Rio de Janeiro (RJ)

Dias 26 e 27 de novembro em Camaçari (BA)

Mais informações disponíveis em https://brasildetuhu.com.br/