Home>Literatura>Dia do escritor: 4 atividades para incentivar crianças à ler

Dia do escritor: 4 atividades para incentivar crianças à ler

Especialista em programas educacionais aponta como aproveitar as férias escolares e ajudar os pais a aumentar o interesse das crianças pela escrita e leitura

 

No dia 25 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Escritor. A data homenageia grandes nomes da literatura e reforça a importância da escrita, principalmente para as crianças. A prática de escrever e ler na educação infantil é essencial e precisa ser incentivada pelas famílias e escolas. O estímulo ajuda na boa formação de um indivíduo, na criatividade, na imaginação e no desenvolvimento de diversas habilidades
 
Pensando nisso, Pedro Gigante, co-fundador do SuperAutor, programa pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis, separou quatro atividades escolares incríveis que podem ser aplicadas dentro e fora da escola. Tudo para ajudar os responsáveis a promover o hábito da escrita e leitura na vida das crianças, confira:
 

Crie revistas em quadrinhos 

Hoje em dia as crianças estão tão imersas no mundo tech, que muitas nem sabem o que é uma HQ. Por isso, as velhas histórias desenhadas se tornam grandes novidades para os alunos em sala de aula. 
 
A possibilidade de escrever e desenhar ao mesmo tempo torna muito mais dinâmica e divertida a criação de textos. Pais e professores podem apresentar as histórias em quadrinhos favoritas às crianças. Aproveite e imprima folhas já com o layout em forma de quadrinhos para que os alunos escrevam. 
 

Incentive a “escrita criativa” escrevendo cartas

Uma prática muito legal, mas deixada de lado hoje em dia, é a escrita de cartas. Escrever recados e bilhetes é uma boa forma de tornar a escrita mais criativa e livre para as crianças. Além disso, os responsáveis podem propor que os alunos entrem no mundo da imaginação e escrevam cartas para seus personagens preferidos, personalidades públicas e figuras importantes dos livros de história. Assim, os alunos poderão soltar a criatividade e escrever de forma muito mais autoral e divertida.
 

Leitura incompleta 

Os desafios são as atividades preferidas das crianças. Isso acontece pois são muito competitivas e obstinadas quando motivadas a superar as dificuldades. Uma boa forma de atrelar a escrita e leitura com o desafio é promover a experiência de completar as palavras. 
 
O professor ou familiar pode criar uma atividade de reconhecimento das palavras ao decorrer do texto. Coloque espaços incompletos para que as crianças possam escrever. Além de trabalhar o reconhecimento das letras, aumenta o repertório de palavras e testam a gramática.
 

Escrever o próprio livro 

Um caminho para incentivar o interesse pela leitura é transformar as crianças em autoras de suas próprias histórias, escrevendo seus próprios livrinhos.  
 
O SuperAutor oferece essa atividade em sua plataforma digital. As crianças escrevem, ilustram suas histórias e montam seus livros na plataforma, podendo recebê-los impressos. Além de ajudar na alfabetização e no letramento, o programa incentiva o protagonismo e a autoestima das crianças e possibilita aos familiares participarem da atividade

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta