Home>Cultura>Música>Arlindo Cruz

Arlindo Cruz

Arlindo Domingos da Cruz Filho, mais conhecido como Arlindo Cruz, é um dos maiores nomes do samba e pagode. Extremamente talentoso, Arlindo Cruz é compositor, cantor e instrumentista. Dono de muitos hinos do samba e com contribuição direta para a cultura nacional, Arlindo Cruz tem seu nome marcado na história da música brasileira. Confira mais sobre a sua trajetória nesse artigo.

Origem

Arlindo Cruz nasceu no bairro Madureira, no Rio de Janeiro, em 14 de setembro de 1958. Ele é filho do famoso músico amador Arlindão Cruz, que promovia diversas rodas na sua casa. Sua mãe era Aracy da Cruz, que junto com Arlindão teve Arlindo e Acyr Cruz, falecido em 2019.

Com apenas 6 anos o pequeno Arlindo Cruz recebeu como presente um cavaquinho, seu primeiro instrumento. O seu pai foi o seu primeiro professor e nesse período já percebeu o interesse do filho pela música. Foi nessa fase que toda a sua trajetória começou.

Carreira

Desde cedo interessado por música, Arlindo Cruz ajudou a fundar na década de 70 o bloco de carnaval Cacique de Ramos. Foi nessa fase que ele conheceu alguns músicos que junto a Arlindo viriam a formar o famoso grupo Fundo de Quintal.

Arlindo Cruz ficou no grupo durante 12 anos, desde a primeira formação, onde lançaram diversos discos. Em paralelo ao Fundo de Quintal, ele também se tornou integrante da ala de compositores da Império Serrano.

Depois de um tempo junto ao Fundo de Quintal, Arlindo Cruz sentiu a necessidade de começar uma carreira solo no samba. Ele se lançou sozinho em 1993. Deste período até 2017, o cantor gravou diversos CDs e DVDs, além de ter feito inúmeros shows ao redor do Brasil.

Vale ressaltar que ele tem mais de 500 músicas gravadas por músicos parceiros. Além de um excelente músico, Arlindo também sempre foi um exímio compositor. Entre os seus principais sucessos podemos citar: Meu nome é favela, Ainda é tempo pra ser feliz, Casal sem vergonha (em parceria com Acyr Marques), Coisa de pele (em parceria com Jorge Aragão).

Arlindo Cruz atualmente

Arlindo Cruz ficou noivo de Barbara Barbosa Macedo da Cruz durante 16 anos até oficializar a relação em 2012. Eles possuem dois filhos juntos: Arlindo Neto e Flora Cruz. 

Desde 2014 que foi inaugurado o Espaço Cultural Arlindo Cruz, em Realengo. Esse espaço faz parte da ONG Subúrbio Carioca e atende crianças, jovens e adultos que são carentes naquela região. São oferecidas aulas de violão, teatro, dança de salão, ginástica e cavaquinho.

No início de 2017, Arlindo Cruz acabou sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e grave. Ele foi internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Arlindo acabou ficando mais de um ano internado, recebendo alta somente em meados de 2018, indo para casa onde vive até hoje sob supervisão dos médicos e acompanhamento da família, enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Atualmente Arlindo ainda possui grandes sequelas, sendo impossibilitado de conseguir as fazer as coisas sozinho. Não consegue andar nem falar direito, precisando se comunicar por outros meios. A família cuida do artista e confia em sua recuperação.

 

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta