Home>Fotografia>Araquém Alcântara

Araquém Alcântara

Araquém Alcântara é um fotógrafo brasileiro, considerado um dos mais influentes de sua geração. Fotografando desde jovem, fez do seu trabalho uma vitrine do seu talento e fez do seu nome uma das principais referências da fotografia nacional. Confira um pouco mais sobre a sua trajetória.

Vida

Araquém Alcântara nasceu em Florianópolis, Santa Catarina. Pouco se sabe sobre sua juventude, mas no início da vida adulta se mudou para São Paulo, onde cursou Jornalismo na USP.

 

Ele morou boa parte de sua vida na cidade de Santos. Atualmente, ele é apontado por muitos críticos como um dos precursores da fotografia natural do Brasil. Araquém tem a honra de ser o primeiro fotógrafo que documentou todos os parques nacionais do Brasil através de suas lentes.

 

Ele prioriza a fotografia como uma expressão plástica é um instrumento para a transformação social. Ele é considerado por vários como um dos mais combativos artistas nacionais em defesa do patrimônio ambiental, e consequentemente da natureza.

 

Araquém faz da sua arte um tipo de ativismo também, já atuando por várias vezes na linha de frente contra o desmatamento da amazônia, contribuindo com as suas fotos, onde retrata todos os horrores da destruição do bioma. Em 2019, ele lançou uma obra dedicada à memória e cultura do Brasil, intitulada “Brasileiros”.

 

Trabalho

Entre os anos de 1987 e 1988, Araquém Alcântara percorreu todos os parques nacionais do Brasil. Foi neste trabalho que surgiu a sua mais célebre obra com o título de Terra Brasil, publicada pela Editora Melhoramentos, em 1997.

 

Essa obra se tornou o livro de fotos mais vendido no Brasil, desde que foi lançado, contendo mais de cem mil exemplares vendidos. Porém, essa não é a sua única obra prima. 

 

Ele produziu a capa do livro “Unknown Amazon” para o Museu Britânico no ano de 2021 e fez fotos para uma exposição com o mesmo nome. Ele inclusive é o primeiro fotógrafo do Brasil a produzir um trabalho inédito para a National Geographic, em uma edição especial de colecionador chamada “Bichos do Brasil”

 

Entre suas principais obras estão os livros Terra Brasil de 1998, Pantanal, 2005, Mar de Dentro, 2006, Amazônia, 2013 e Jaguaretê em 2018.

 

Em 2019 ele lançou mais uma obra que teve grande sucesso de vendas, chamada “Brasileiros”. Esse trabalho se trata de uma coletânea de fotos do autêntico povo do Brasil, registradas pelas lentes de Araquém durante seus 50 anos de carreira.

Obras e prêmios

Dedica-se desde 1970 à documentação do povo e da natureza brasileira. Da sua produção constam:

  • 55 livros;
  • 22 livros em co-autoria;
  • 6 prêmios internacionais e 70 prêmios nacionais;
  • 56 exposições individuais e 25 exposições coletivas;
  • inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas do Brasil e exterior;
  • Curadoria de exposições e livros como o projeto de 2017 Mata Atlântica: O Massacre de Victor Chahin.

Durante a sua carreira prêmios não faltaram no currículo de Araquém Alcântara. Podemos citar, entre os principais:

  • Prêmio Abril de Jornalismo – 1998 E 2001
  • Prêmio Von Martius, pela Câmara de Comércio Brasil Alemanha – 2001
  • Prêmio Jabuti – 2006

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta