Home>Principal>Breve História do Rock

Breve História do Rock

O Rock, ou Rock and Roll, é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos a partir da segunda parte do século XX. Esse estilo se popularizou muito nesse período, mas atingiu o seu ápice nas décadas de 70 e 80.

Esse gênero é resultado da combinação dde vários estilos de música, e principalmente os estilos de música negra. Essa origem fez com que o rock sempre fosse visto como algo muito rebelde e recusado no início, até se popularizar nas vozes de artistas brancos. Com o tempo, essa versatilidade fez com que o Rock criasse outros subgêneros.

Atualmente o estilo já ganhou o mundo todo e mobiliza uma grande quantidade de pessoas. O dia mundial do Rock, 13 de julho, é uma data com muitos eventos e homenagens. Essencial na história da música, o Rock n’ Roll possui muitas curiosidades ao longo de sua história. Confira um pouco sobre a história de um dos gêneros mais populares e controversos da música.

Origem do Rock n’ Roll: o início do gênero musical

O surgimento do rock aconteceu nos EUA como consequência da mistura de outros estilos musicais, com enfoque no jazz, folk, country e rhythm and blues.

As primeiras experimentações ocorreram ainda na década de 40, sobretudo em seus últimos anos, mas foi nos anos 50 que a vertente ganhou contornos mais nítidos.

Os nomes que se destacaram nessa primeira fase foram: Jackie Brenston, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Jimmy Preston, Little Richard, Bill Haley, Chuck Berry (esse considerado por muitos como o “pai do rock”) e outros.

Apesar de quase sempre esquecidas, é importante pontuar a atuação das mulheres nesse contexto. Nomes como Sister Rosetta Tharpe, Memphis Minnie, Aretha Franklin e demais mulheres tiveram enorme importância para a história do rock.

O rock ao longo dos anos

Na década de 50 surgiu a figura que mudaria a história do Rock, o Elvis Presley. Considerado o “rei do Rock n’ Roll”, Elvis era um rapaz branco de Memphis, que cantava no coral da igreja quando era pequeno e ganhou muita influência do gênero blues, um estilo negro.

Elvis Presley, imitando a característica de alguns artistas negros, acabou dando ao Rock uma visibilidade de gênero “rebelde”, combinando o som empolgante junto a uma dança mais provocativa.

É importante ressaltar que, graças a sua cor de pele, Elvis acabou tendo um maior espaço em toda a mídia da época e foi bem mais aceito pela sociedade americana conservadora em relação aos artistas negros, muitos surgidos antes mesmo de Elvis.

Nos anos 50 a guitarra elétrica foi inventada, dando um  caráter bem mais eletrizante para as apresentações de Rock. Hoje, esse instrumento é indispensável no gênero. Já na década de 60 surgiram alguns novos nomes dentro da cena do Rock, que começou a se popularizar ainda mais.

Jimi Hendrix, The Doors, Janis Joplin e as bandas inglesas como The Beatles e Pink Floyd fizeram um sucesso absurdo nesse período, conquistando fãs ao redor do globo. No último ano dessa década acontece o Festival Woodstock entre 15 e 18 de agosto na cidade de Bethel, em Nova Iorque. Esse festival foi marcante na trajetória do Rock n’ Roll, apresentando músicos importantes da época.

Já a década de 70 foi bastante marcada também pelo aparecimento de novos artistas clássicos do gênero, como os Queens, David Bowie, Kiss, Ramones e The Runaways. Nesse período os shows já eram algo de espetáculo, consolidando o Rock como maior gênero musical da época.

Alguns subgêneros foram ganhando destaque ao longo desses anos. O punk e o metal foram surgindo com muita frequência, e nos anos 90 o estilo que despontou foi o grunge com bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Red Hot Chili Peppers e outros.

Em 2000 o estilo foi perdendo um pouco de força graças à crescente do Pop. Porém, diversas bandas ainda tiveram destaque e novos gêneros foram surgindo ou se destacando, como  a crescente do Emo e o Indie. Bandas como The Strokes, Arctic Monkeys, Interpol e Evanescence são grandes nomes dessa era.

Os diversos estilos de rock

Como já comentamos, o Rock é um estilo que possui diversos subgêneros com inúmeras características. Ele acaba agradando diversos tipos de públicos com essa versatilidade. Conheça alguns dos diversos estilos de Rock:

  • Rockabilly
  • Blues Rock
  • Hard Rock
  • Punk Rock
  • Heavy Metal
  • Garage Rock
  • Rock psicodélico
  • Rock progressivo
  • Glam Rock
  • Folk Rock
  • New Wave
  • Rock alternativo
  • Grunge
  • Pop Punk
  • Indie Rock
  • Black Metal
  • Emocore

O rock no Brasil e os seus principais representantes

Em terras brasileiras o Rock n’ Roll também teve destaque e grandes nomes. Somente nos anos 60 que o gênero teve o seu início oficial, e ali vários nomes foram surgindo. A primeira representante de destaque foi Celly Campello, trazendo um Rock mais inocente.

Nesse mesmo período surgiu o movimento Jovem Guarda, trazendo Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Wanderléa como nomes de destaque. Porém, começaram a surgir os principais nomes do gênero no Brasil, como a banda Os Mutantes e Secos e Molhados, já na década de 70. Outro grande nome desse período foi o lendário Raul Seixas.

Na década de 80 chegou a vez de dançar e ter um pouco mais de rebeldia com bandas como Blitz, Legião Urbana, Barão Vermelho, Kid Abelha, Titãs e outras. O Sepultura trazia um estilo um pouco mais pesado para quem curtia, junto com algumas bandas de Punk da cena underground.

A década de 90 foi marcada por grandes nomes também, como Angra, Nação Zumbi, Charlie Brown Jr e Cássia Eller. Em 2000, nomes como Pitty, Los Hermanos, NX Zero e Fresno representavam toda a versatilidade do Rock.

A  cena do Rock n’ Roll no Brasil sempre teve muita atitude e experiências. O Nação Zumbi soube fazer isso com maestria, mas com o tempo outras bandas como Planet Hemp e O Rappa também foi fazendo misturas junto ao Rock, mostrando a potência da música brasileira em todas as suas vertentes.

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos pelo colaborador que assina cada artigo, sob supervisão e revisão de Luciana Assunção.

Deixe uma resposta