Home>Principal>Quem é Denis Villeneuve

Quem é Denis Villeneuve

 

Dennis Villeneuve é um diretor de cinema, roteirista e produtor franco-canadense. O diretor é muito conhecido por trabalhar em grandes obras do cinema mundial, como no clássico Blade Runner. Confira um pouco mais sobre a trajetória do cineasta.

 

Biografia

Dennis Villeneuve nasceu em Trois-Rivèires, no Canadá, em 3 de outubro de 1967. O diretor é o mais velho de três irmãos: Nicole Demers, Jean Villeneuve e o também diretor de cinema Martin Villeneuve.

Ele estudou na Universidade do Quebec, na capital do Canadá. Atualmente é casado com a repórter Tanya Lapointe e possui três filhos frutos de um outro relacionamento. Ainda atuante no cinema, o diretor possui influências desde o início da carreira que o caracterizam bastante. 

 

Carreira

A carreira de Villeneuve deu início mesmo em 2001 com o seu filme Maelstrom, que foi exibido em diversos festivais ao redor do mundo. Com ele o diretor conseguiu ganhar oitro prêmios do Jutra Awards e o prêmio de melhor filme do Canadá no Festival Internacional de Cinema em Toronto.

O diretor continuou chamando bastante atenção com o seu filme controverso (e aclamado) Polytechnique, lançado em 2009. O filme fala sobre um massacre que ocorreu na Escola Politécnica de Montreal.

Nesse período Villeneuve continuou lançando filmes e aclamado pela crítica, até que em janeiro de 2011 foi selecionado pela Variety como um dos melhores cineastas para se observar. Também naquele mesmo ano, o trabalho do diretor foi reconhecido no Governor General’s Performing Arts Awards, que é a principal honra do Canadá no meio das artes cênicas.

O filme Prisoners, de 2013, foi dirigido por Villeneuve e estrelado pelos grandes atores Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal. Essa obra foi exibida em diversos festivais ao redor do mundo, vencendo diversos prêmios e indicado ao Oscar. Na lista dos 250 melhores filmes do IMDb, o Prisoners se encontra hoje em dia na 221º posição do ranking.

A maioria dos seus filmes recebem excelentes avaliações da crítica. O cineasta dirigiu o filme Sicario, de 2015, escrito por Taylor Sheridan e protagonizado pelos atores Josh Brolin, Benicio Del Toro e Emily Blunt. A sua obra competiu no Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2015. Essa é mais uma obra em que Villeneuve recebe críticas positivas depois da sua exibição.

A sua obra mais recente foi Blade Runner 2049, que é uma sequência do clássico dos cinemas Blade Runner de 1982. O filme é estrelado por Harrison Ford e Ryan Gosling, além de ter Ridley Scott trabalhando na direção executiva. Esse longa foi lançado no dia 6 de outubro de 2017 e gerou muitos comentários antes mesmo da sua primeira exibição.

A obra é aclamada pela crítica especializada, recebendo cinco indicações para o Oscar e ganhando as de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Fotografia. Além disso, o filme também foi eleito pela revista Empire como o segundo melhor filme do ano de 2017.

 

 

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta