Home>Fotografia>Diferenças entre Luz Natural e Artificial

Diferenças entre Luz Natural e Artificial

 

Quem aí não ama uma boa foto, né?

Como sabemos, o segredo para uma boa foto é a iluminação, embora, a ausência dela também faz parte da composição fotográfica. Seja ela obtida pela luz natural ou artificial. 

Apresentarei a vocês a diferença entre essas duas e quais as melhores estratégias para usá-las. 

 

Entenda como utilizar a luz natural ao seu favor.

Atualmente, existem diversas formas de usar a luz natural ao seu favor. Apresentarei algumas técnicas a vocês:

  • Golden Hour

 Em português a expressão mais utilizada é “hora dourada”. Mas por que esse nome? Esse nome é dado na fotografia devido a luz natural suave que ela proporciona. Geralmente essa luz surge no período logo após o nascer do sol e logo antes do pôr do sol. A diferença entre a Golden Hour, pelas demais luzes como a do meio dia por exemplo, é que ela é uma luz suave, gerando uma sombra mais clara, realçando melhor a pele. Enquanto a luz de meio-dia gera uma sombra mais preta, com muito contraste. 

Dica: Use- a no final de tarde numa praia, onde se tem um ambiente aberto, onde você vai conseguir valorizar totalmente a foto, deixando o seu registro ainda mais incrível!

 

  • Aproveite os dias nublados

Isso mesmo! Você sabia que os dias nublados podem render ótimas, fotos? Pois é!! As nuvens servem de difusão natural. Dá para fazer diversos efeitos, como fotos mais bucólicas e sombras mais suaves.  

Dica: Fotos em através de janelas ou até mesmo da paisagem em tempo nublado em preto e branco é uma boa opção!

  • Fotografe silhuetas 

Busque colocar o objeto entre o sol e você, dando preferência ao objeto, fazendo com que ele fique mais exposto em relação a luz. 

Dica: Fotografe objetos com mais definições, como por exemplo, edifícios, igrejas e árvores. Esses objetos, por terem uma melhor definição, dão mais destaques a fotos com silhuetas. 

  • Use e abuse das sombras

Fotografias com sombras costumam chamar muita atenção. Busque fotografar cenários que dê para fazer bom proveito das sombras, ela fará toda diferença na hora de compor sua foto.

Exemplos Práticos: As sombras dão para fazer várias fotos, tanto com a sombra humana, como a sombra de edifícios e/ou coqueiros, por exemplos. É só soltar a criatividade!

 

Por que não evitar flash?

O flash, serve desde para controlar a velocidade da luz, velocidade do obturador a clarear o ambiente, retirar e/ou fazer sombra, rebater luz, fazer luz de preenchimento e muitos outros.

Exemplos práticos:

 1-Uma foto em pleno meio dia, na qual o sol está fazendo muita sombra, o flash pode ser uma ótima opção. Colocar o flash em uma alta velocidade, faz com que as sombras que surgem nos olhos e no nariz por exemplo, se tornem menos profundas. 

2–Use o flash para congelar a imagem. Isso mesmo, ele também é utilizado para congelar imagens de pessoa. Faça você mesmo o teste.

3- Use o flash para congelar a imagem. Isso mesmo, ele também é utilizado para congelar imagens de pessoa. Faça você mesmo o teste.

Faça teste com perfil de pessoas e objetos, assim você verá os resultado e saberá fazer o uso adequado, de acordo com a situação. Sempre que possível, opte pela luz natural, ela oferece um resultado mais natural. Mas quando não for possível, o flash pode ser útil dependendo da situação.

 

Técnicas para usar a luz artificial

A luz artificial é aquela que somos capazes de produzir, ou seja, é proveniente de equipamentos e acessórios adequados. Nela é possível controlar toda a iluminação, algo que não é possível com a luz natural.

Nos dias atuais, existem 4 tipos de luzes artificiais que são bastante utilizadas para compor as cenas, proporcionando resultados diferentes e únicos. São elas: fluorescente, incandescente, LED e strobe.

Exemplos práticos do uso de luzes artificiais:

1-    Foto com Led de diversas cores, proporciona um efeito neon na foto, permitindo uma imagem mais criativa.

2-    Use o flash para preencher sombras de paisagens,retirando toda aquela sombra indesejável. Para chegar ao ponto certo do flash, é só ir em configurações e fazer pequenos ajustes, até chegar no ponto correto.

3-  O flash também é uma boa opção para criar sombras. Faça um teste utilizando um objeto sobre a parede, usando a luz contra o objeto, colocando a luz para a parede. 

 

    

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta