Home>Notícias>Lya Luft, Morre aos 83 Anos

Lya Luft, Morre aos 83 Anos

Autora de “Perdas e Ganhos” e autora de 31 obras publicada faleceu em casa após lutar contra um câncer de pele 

 

Morreu ontem (30), a escritora gaúcha Lya Luft, aos 83 anos de idade, em Porto Alegre, vítima de câncer. A autora descobriu um melanoma agressivo em maio deste ano, que já se encontrava em metástase (quando os tumores já se espalharam pelo corpo) e já comprometia outros órgãos. Lya chegou a ser internada em um hospital em Porto Alegre, mas foi liberada no último dia 21, para passar seus últimos dias em casa. 

Nascida 1938 na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, Lyz se formou em pedagogia e letras pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Lya começou a trabalhar em editoras como tradutora em obras de grandes autores, como Virginia Woolf, Thomas Mann e Doris Lessing, entre outros. 

Foi somente em 1964 que Luft lança seu primeiro livro Canções do Limiar, uma antologia de poemas que escreveu nos anos anteriores. Sua primeira obra de sucesso de vendas foi As Parceiras em 1980, romance sobre as relações de loucura, morte e tragédia em uma família. 

Mas foi em 2003 que a autora publicou seu maior sucesso, “Perdas e Ganhos”, livro sobre uma mulher que experimentou o  amadurecimento e a amargura com uma narrativa pessoal e sensível. A obra vendeu quase um milhão de cópias e ficou 113 semanas no topo das listas de mais vendidos do país. Durante toda sua carreira, ela escreveu 31 livros.

Lya Luft casou com Celso Pedro Luft, autor do dicionário de mesmo nome (que faleceu em 1995) e tiveram três filhos, Susana, André e Eduardo. André faleceu em 2017, vítima de um infarto. Ela deixa dois filhos e sete netos.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta