Home>Literatura>Conheça o Romance de Natasha Brown

Conheça o Romance de Natasha Brown

Com narrativa curta e poderosa, a obra Este não é o seu lar provoca reflexões sobre gênero, raça e classe

 

Em setembro, chegou às livrarias brasileiras, pela Tordesilhas Livros, o romance de estreia da autora britânica Natasha BrownEste não é o seu lar. Aclamada pela crítica internacional, a obra acompanha a história de uma mulher negra que, aparentemente, tem uma vida bem-sucedida nos âmbitos pessoal e profissional. No entanto, enquanto se apronta para ir à uma festa na casa da família de seu namorado (que é branco), ela reflete sobre sua vida e seu lugar no mundo.

Considerado por alguns a versão moderna de Mrs. Dalloway, clássico romance histórico de Virginia Woolf, o livro escancara as micro agressões diárias vividas por mulheres negras e contribui para o debate sobre temas como racismo, sexismo e classe na atualidade. Ainda que, para construir a narrativa, Natasha parta de sua experiência específica como mulher negra atuando no setor financeiro britânico, Este não é seu lar dialoga sobre questões que ultrapassam barreiras e impactam pessoas em todo mundo.

Leia um trecho:

“Estas instruções: escute, fique quieta, faça isso, não faça aquilo. Quando isso acaba? E aonde isso me levou? Mais e mais do mesmo. Eu sou tudo o que eles me mandaram ser. Não foi o suficiente. Uma destruição física agora, para combinar com a mental. Dissecar, envenenar, destruir essa nova parte maligna de mim. Mas tem sempre alguma coisa em seguida: a próxima exigência, a próxima crítica. Esse eterno obedecer, atingir, superar… para quê?

[…]

Seja a melhor. Trabalhe mais, com mais inteligência. Supere todas as expectativas. Mas também seja invisível, imperceptível. Não deixe ninguém desconfortável. Não seja inconveniente. Exista apenas no negativo, no espaço ao redor. Não se insira na narrativa principal. Passe despercebida. Transforme-se no ar.

Abra os olhos.

 

Sobre a autora:

Natasha Brown (@wordsbynatasha) é formada em Matemática pela Universidade de Cambridge e trabalhou dez anos, de seus 31 de vida, no mercado financeiro. Recebeu o London Writers Awards na categoria de ficção literária, em 2019, e escreveu Este não é o seu lar, seu romance de estreia.

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta