Home>Principal>Principal 2>John Green – O Grande Nome da Literatura Jovem Atual

John Green – O Grande Nome da Literatura Jovem Atual

Conheça a vida e a carreira do romancista estadunidense que conquistou o público jovem do mundo inteiro

 

John Michael Green é um autor estadunidense, popular por escrever romances voltados para o público jovem. 

Além de escritor é um empresário e produtor. Entre as suas principais obras se encontra o “A Culpa é das Estrelas”, um romance clássico que virou até filme. Conheça um pouco da vida e da carreira desse famoso romancista.

 

Juventude e formação

John Green nasceu no dia 24 de agosto de 1977, no estado de Indiana, nos Estados Unidos. Mesmo sendo da capital de Indiana, Indianapolis, John foi criado na cidade Orlando, no estado da Flórida, onde acabou frequentando a Lake Highland Preparatory School.  

Jonh também estudou na Indian Springs School, que posteriormente foi local utilizado para o cenário de seu livro “Quem é Você Alasca?”. No ano 2000, o autor concluiu a sua graduação em língua inglesa e nos estudos religiosos, em Kenyon College, no estado de Ohio. 

Depois de ter se formado, John chegou a considerar a chance de se tornar ministro episcopal, antes de trabalhar como escritor. Porém, não seguiu esse rumo e, antes mesmo de trabalhar com livros, passou meses atuando como capelão estagiário no Nationwide Children’s Hospital, em Columbus, no estado de Ohio.

Esse foi o local que mais tarde o inspirou a escrever a sua principal obra, o “A Culpa é das Estrelas”. Depois desse período, se mudou para Chicago, cidade onde atuou como assistente editorial no jornal Bookist. Também passou por Nova York, onde foi crítico de literatura no The New York Times Book Review.

 

Primeiro livro e carreira como escritor

John Green começou a trabalhar na literatura primeiro como um novelista, em seu segmento Young adult, que é a famosa literatura voltada para os adolescentes e jovens adultos. Esse pontapé inicial ocorreu com a obra “Quem é Você, Alasca?”, publicada em 2005.

Essa história é ambientada dentro de um internato, e traz junto a ela traços autobiográficos da sua passagem em Indian Springs School.Esse livro acabou recebendo o Prêmio Edgar Award de Melhor Livro Jovem Adulto. 

Todos os livros de John Green são emblemáticos. Entre os principais, o livro “A Culpa é das Estrelas” pode ser considerado o seu principal trabalho.

O livro ganhou um filme e, até hoje, é bastante vendido ao redor do mundo, tornando- se um verdadeiro clássico para o público adolescente. Confira outras obras marcantes de John Green:

  • Deixe a Neve Cair, publicado no ano de 2008, em uma parceria com a Laurence Myracle e com a Maureen Johnson, “
  • Cidades de Papel, publicada em 2009, sendo outra obra do autor adaptada para as telinhas e premiada com o Edgard Awad: Melhor Livro Jovem Adulto,
  • Will e Will, Um Nome, Um Destino, publicado em 2010.
  • A Culpa é das Estrelas, de 2012, considerado o seu maior clássico e que também foi adaptado em um filme, dirigido por Josh Boone.
  • Tartarugas Até Lá Embaixo, publicado em 2017.

 

Trabalho com o  YouTube

O diálogo entre o John Green com os jovens adultos e o público adolescente não fica limitado aos seus livros. Junto com o seu irmão Hank, que possui um selo de música e um direcionado a temas tecnológicos e ambientais, o autor mantém um canal na plataforma YouTube. 

O canal VlogBrothers, criado em 2007 possui milhões de seguidores e é um dos principais canais de contato do escritor e seu público. 

Os vídeos desse canal são conteúdos que basicamente mostram os dois irmãos, alternadamente, conversando com a câmera sobre alguns temas da atualidade. Através da internet, os dois irmãos também geram dinheiro para contribuir com as causas sociais.

O seu trabalho com o Youtube, porém, não interrompeu os seus trabalhos com os livros, muito pelo contrário. Desde que criou o canal, em 2007, John lançou grandes obras consideradas clássicas e estão entre as mais vendidas.

Em 2012, por exemplo, John Green lançou o livro “O Teorema Katherine”, que possui personagens também jovens, onde o principal, Colin Singleton, é um adolescente gênio da matemática que possui uma estranha fixação verbal: ele só se relaciona com meninas chamadas Katherine.

John vive com a sua esposa Sarah Urist, com quem é casado desde 2006. Dividindo vida conjugal com suas obras, John conseguiu marcar o seu nome na história da literatura, contribuindo de forma grandiosa com as suas obras para adolescentes.

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta