Home>Política e Sociedade>Capital de Giro e sua Importância

Capital de Giro e sua Importância

Considerando as finanças, especialmente o capital de giro, também devem causar dupla preocupação.

 

Gerir uma empresa é um grande desafio! É preciso se adaptar ao ambiente de fora (hoje é mais competitivo ainda) e obter o máximo desempenho de recursos internos. Afinal de contas, o empreendedorismo é o ramo que mais cresce no Brasil e, com isso, a concorrência é uma consequência.

De modo geral, esse capital de giro é o fundo de reserva que uma empresa deve aplicar nas suas atividades econômicas, como as compras de mais insumos ou os pagamentos dos seus fornecedores. Também é muito possível conceituá-lo como capital necessário para as operações, para que a sua empresa possa se manter no mercado em que ela atua.

Quer saber mais sobre o capital de giro e descobrir as vantagens e o valor desses recursos financeiros? Para auxiliá-lo nessa missão, decidimos fazer este artigo citando os principais aspectos que são relacionados a esse assunto. Continue lendo o texto e compreenda mais sobre esse assunto tão importante!

 

Mantém as empresas nos primeiros passos no mercado

Para boa parte das empresas, as operações nos meses iniciais não são nada fáceis. Muito pelo contrário. É bem no começo das atividades que o bicho pega, onde o lucro acaba sendo bem baixo comparado ao investimento do empresário.

Quando o negócio é pouco popular, não possui uma carteira importante de consumidores completa e há pouco fluxo no caixa. Por outro lado, tem havido muita saída de capital.

Nesses casos, o capital de giro é fundamental. Sem ele, a transação pode ser concluída em alguns meses. É preciso manter a empresa e pagar fornecedores e funcionários até que a sua empresa gere receita própria e se mantenha firme nesses meses difíceis. Ou seja, o capital de giro é importante para você não desistir do seu negócio.

 

Possibilita as vendas a longo prazo

Usar o crédito de sua empresa para parcelar é uma boa estratégia para conseguir atrair e reter consumidores. O grande problema é que isso acaba criando um vácuo no fluxo da caixa. Alguns fornecedores pagam em dinheiro, mas os clientes pagam em prestações. Em outras palavras, existe um problema!

Além disso, o capital de giro é uma ótima alternativa e uma excelente solução. É usado como fundo de reserva para suprir essa lacuna de caixa, conseguir permitir que essa empresa continue nas vendas parcelado e pagando os seus fornecedores à vista. Desta forma, cria uma grande vantagem para a empresa.

 

Otimiza um poder da barganha com os fornecedores

A venda de cada item inicia no momento das compras dos mesmos. Nesse sentido, é muito importante negociar um preço baixo, comprar por um preço menor que o do concorrente e repassar essas diferenças para o cliente. Porém, isso só será possível quando você possuir um capital de giro para poder negociar as compras à vista dos produtos.

Quando se tem capital, os gestores têm maior poder da barganha e podem obter os mesmos itens a preços mais baixos. Porém, à medida que essa margem de lucro do produto aumentar, essa diferença será repassada aos clientes. Outra opção, é converter em um lucro na hora da compra.

 

Garante uma saúde financeira para o seu negócio

Empresas com situação financeira ruim ou sem situação financeira estão a apenas um passo de chegar ao fracasso. Apesar dessa frase ser bem pesada, isso é pura realidade. Afinal de contas, todo negócio pode dar errado, e isso é uma realidade que todo empreendedor precisa ter em mente.

Com isso, é necessário estabelecer um capital de giro e manter os recursos financeiros adequados.

O capital de giro irá permitir que você pague as contas de um curto prazo e manter caixa positivo. Em vez disso, torna possível atender às necessidades de operação e manter as condições financeiras.

Enfim, agora eu acho que você já entende um pouco mais sobre a importância dos tópicos! No entanto, devemos lembrar que um software para gestão financeira também pode auxiliar a manter as suas contas mais organizadas. Além de criar um capital de giro muito mais seguro do que nunca.

Além disso, também auxilia no controle de fluxo da caixa, acompanhamento de resultados e relatórios das finanças. Portanto, é essencial para se ter um bom funcionamento de seu negócio

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta