Home>Literatura>Jane Austen, A Vampira

Jane Austen, A Vampira

Jane Austen foi umas das maiores romancistas que já existiu. Inglesa, nasceu em Steventon em 1775. Autora de obras como Razão e Sensibilidade, Emma, Persuasão e um dos romances mais famosos de todos os tempos: Orgulho e Preconceito. Suas obras, hoje, grandes clássicos, são conhecidas principalmente por nos trazer a forma mais pura do romance. Jane faleceu em 1817, aos 41 anos, em decorrência da Doença de Addison.

Isso é o que todos acham. Jane Austen não morreu! Ou melhor, morreu. Quer dizer não morreu. Na verdade, ela está morta e viva ao mesmo tempo. Isso porque ela é uma vampira! Agora com 233 anos e sob o nome de Jane Fairfax, Jane é dona de uma livraria numa pequena cidade no interior de Nova York. Durante todos esses anos Jane vem tentando publicar um novo romance escrito em sua época áurea. Mas após décadas de rejeições Jane está pronta para aceitar que não será mais publicada e decide se desfazer da obra.

Até que ela recebe um e-mail de um editor, informando que adorou a obra e quer lançá-la o mais rápido possível. Após ter sido usada para alavancar as vendas de outras obras como O Livro de Fitness de Jane Austen, O Livro de Receitas de Jane Austen e até um livro ensinando a enfeitar a árvore de natal com a Jane, isso tudo sem receber nenhum tostão de direitos autorais, Jane não acredita que vai finalmente voltar a ser publicada.

Enquanto espera os preparativos para a publicação de sua nova obra, Jane continua com seu trabalho na livraria com sua assistente Lucy, que lembra muito sua irmã Cassandra, o que faz Jane ter grande carinho pela mesma. Além de Lucy, Jane também se ver rodeada por Walter que é loucamente apaixonado por ela e não a deixa em paz. E tudo continua em bem até que Lord Byron, seu criador, retorna, jurando amor por Jane e a querendo de volta, ameaçando inclusive, Lucy e Walter.

E com a publicação do livro, os problemas de Jane só aumentam quando ninguém mais, ninguém menos que, a doida, literalmente, Charlote Brontë, também transformada por Byron retorna acusando Jane de plágio. E pra piorar ela possui o original em sua posse, em que confusão a Jane se meteu. Como isso vai acabar?

Confesso que o livro nunca tinha me chamado muita atenção, mas o recebi da Priscila em função da nossa parceria com a Lua de Papel, e quer saber? Adorei. Jane Austen A Vampira é um livro super divertido e que faz você rir bastante. Principalmente pelos transtornos da Jane e suas tiradas. A Jane do livro, não tem papas na língua e fala o que bem entende, gerando assim muitas passagens cômicas. Pensei que fosse mais uma história de vampiro, mas esse fato é mero detalhe neste livro. O autor busca na verdade com muito humor, fazer uma crítica a essa invasão de livros que tomam conta do mundo editorial atual, escritos apenas com o intuito de gerar dinheiro e sem nenhum conteúdo. Outra coisa bem bacana do livro é nos trazer além da Jane outros escritores e obras clássicas.

Quando o livro acabou deixou uma grande saudade das ironias da Jane. Mas na verdade o livro não acaba bem com um final, então pensei: Não será possível! E ao realizar uma busca descobri que o autor já está preparando a continuação do livro, intitulada Jane Goes Batty e sem data de publicação prevista. Mais ainda, descobri que provavelmente será uma trilogia. Agora é esperar os próximos livros. E você ainda não leu? Comentem aí, quem sabe não vem uma promoção =)

A história é deliciosa. É impossível não amar os dentes afiados dessa Jane Austen.

Por Coolture News

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta