Meryl Streep e a luta pela igualdade

No domingo Meryl Streep mais uma vez deixou a todos de queixo caído.

Ela é a atriz com maior número de indicações ao Oscar, uma das que possui o maior número de vitórias e vários trabalhos cinematográficos sempre aclamados pela crítica.

Mas dessa vez ela mudou o tom e falou tudo que desejava, e ninguém tinha coragem de falar na cerimônia do Golden Globe. Ela falou sobre a importância da igualdade em seu país e na sua área de atuação.

E ela não foi errada em falar, mas ela não só falou, começou provando como Hollywood é repleto de estrangeiros e que, sem essa diversidade de pessoas, não haveria artes dramáticas. Ela afirmou que arte não é feita pela cultura americana, mas pela união de todas as culturas mundiais. E Meryl não fala como alguém que somente conquistou um espaço com talento. Ela moldou seu talento, estudou para isso.

Meryl é formada em Artes Dramáticas pela Vassar College, uma renomada universidade americana. Se não bastasse isso, seguiu os estudos no mestrado em (também) Artes Dramáticas na Universidade de Yale (sim, ela é realmente mestre em artes).

Sua formação junto com seu talento e sua experiência a permitem falar com atunomia sobre Hollywood. Por isso ela começa o discurso com exemplos práticos e só então mostra que esses exemplos são a prova de que o conteúdo do seu discurso é verdadeiro.

Entender que a diversidade é necessária e que jamais deve ser reprimida é mais que um assunto de escola, influencia as artes, e a política querer fechar as portas paras as pessoas não é somente proibir pessoas de entrar em um país, mas impedir que o processo criativo se desenvolva para a comunidade que se fechará.

Meryl também mostrou algo além da importância da diversidade no Globo de Ouro, ela mostrou que até discursos podem ser poéticos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s