Publicado em Sem categoria

O Projeto Rosie

Graeme Simsion é um escritor australiano, ex-consultor de tecnologia da informação e ex-professor, casado com uma professora de psiquiatria e autora de ficção erótica, com quem tem dois filhos. Ao ler essa breve biografia do autor, eu compreendi suas fontes de inspiração para escrever um romance descontraído e tão sofisticado.

Don Tillman é o tipo do cara quase perfeito: bonito, musculoso, inteligente e com uma renda acima da média como professor de genética. Mas sua grande dificuldade em socializar-se lhe rendeu apenas dois amigos (Gene e Claudia) e nenhuma namorada em toda sua vida. Mas como é possível ser tão antissocial assim? Don tem esse dom, de ser muito sistemático, excessivamente organizado, culto em seus discursos e sempre mantendo uma postura defensiva diante das mulheres. Se alguma se arrisca a convida-lo para sair, ele logo pergunta qual seria o propósito: “Em que tópicos específicos você está interessada?” ou “Preciso pelo menos de uma indicação geral do campo do assunto”. Pois é, mais formal e profissional que isso, impossível.

Com 39 anos e pressionado pela sociedade, Don inicia o “Projeto Esposa” na intenção de encontrar a mulher ideal para casar e ter filhos. Elabora um questionário com diversas perguntas e ainda faz um gabarito para “pontuar” as respostas. O propósito é filtrar as mulheres que, segundo seus critérios, seriam uma “perda de tempo”. E assim faz anúncios em sites de relacionamentos, fornecendo um link para este questionário.

Depois de algumas postagens, chegaram umas duzentas respostas. Alguns questionários respondidos pela metade, outros sem foto. Começou a descartar alguns ao analisar duas ou três perguntas. A primeira que deu uma olhada, já decidiu excluir do arquivo simplesmente porque a mulher acreditava em Astrologia e Homeopatia. Outra porque havia errado o cálculo do seu Índice de Massa Corporal (dá para acreditar?). Don não conseguiu encontrar nenhuma que correspondesse aos seus critérios, todas tinham algum defeito (exigência demais querer alguém perfeito também né). Pensando na vida real, não é muito diferente, pessoas entram em sites de namoro procurando alguém que seja compatível, mas a descarta ao reconhecer mínimos defeitos.

Seu amigo Gene resolve intervir e selecionar algumas candidatas para marcar encontro com o Don, já que ele estava sendo muito rigoroso. Algumas horas depois, e alguém bate à porta. Era Rosie, que embora não era uma das candidatas ao “Projeto Esposa”, prova que o amor não acontece como uma equação matemática, juntando pares perfeitos e pronto! Fumante, vegetariana e nada pontual com seus horários, seria a pessoa mais inadequada para Don. Mas ele resolve ajuda-la a descobrir quem é seu pai recolhendo amostras de DNA dos suspeitos e analisando em laboratório.

Um romance muito gostoso e divertido de ler… Muitas risadas, e muita vontade também de dar uns tapas em Don e dizer “Relaxa!!!”. Lembrou muito também essas redes de relacionamento que as pessoas se envolvem virtualmente. Primeiro conversam, descobrem interesses em comum, se encontram… Mas a magia não acontece. Existem sim casos que deram até em casamento, mas acho que o amor é muito mais do que uma busca por pessoas com as mesmas afinidades. E assim como neste livro, na prática não é tão simples assim. O amor é um sentimento que não temos controle, é desobediente à nossa vontade… Que nos ensina a aceitar a pessoa assim como ela é, sem preconceitos, com seus erros e defeitos… O amor não escolhe, simplesmente acontece e entra na vida daqueles que realmente deixam todas as portas e janelas abertas!

Autor:

Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s