Home>Cultura>Música>Escuta só>Escuta só! – Matt Corby

Escuta só! – Matt Corby

Há muito tempo eu costumava procurar por novidades musicais. Acabei conhecendo bastante artistas e/ou bandas legais, nem sempre tão novos, mas uma novidade para mim, pelo menos. Depois me acomodei e parei com isso, uma pena, porque acredito que uma das maiores razões para algumas pessoas falarem que “nada de bom é produzido na música atualmente” é, na verdade, o fato de que essas pessoas não procuram realmente escutar nada de novo… Nos últimos meses me rendi (novamente, porque sempre vou e volto) a esses sites de música como Lastfm e Deezer. E foi ouvindo essas músicas aleatórias que o site julga parecido com algo que você já ouviu antes e curte que descobri uma preciosidade chamada Matt Corby.

A “música aleatória” que surgiu pra mim no dia se chama “Brother”. Confesso: foi amor à primeira audição. Me apaixonei pela voz, pelo estilo, pela melodia e fui logo procurar quem cantava a tal música e, claro, escutá-la por mais umas três ou sete vezes consecutivas. É essa música aqui:

matt corby1Me deparei com esse cantor australiano, de apenas 22 aninhos. Ele é, de fato, uma novidade no meio musical. Não parece ser muito conhecido no Brasil, pelo menos não encontrei absolutamente nada sobre ele pesquisando por aqui. Mas na Austrália, aparentemente, ele já parece fazer um razoável sucesso. Não seria diferente, não só pelo seu evidente talento, mas também porque em 2007 Matt participou da edição de “Australian Idol”. Não foi ele o vencedor, mas com certeza essa participação deve ter lhe ajudado bastante. Pelo que tenho acompanhado em seu site e Twitter, Matt também tem ocupado um espaço nesses eventos mais alternativos, festivais etc.

Não sei quem entre os leitores conhece ou gosta de Jeff Buckley, mas achei a voz do Matt BEM parecida com a dele em algumas músicas. O curioso é que, pesquisando sobre ele, vi que muitas pessoas fazem essa comparação. E me dei conta que não só a voz, mas o estilo de música também é parecido. Apesar de que o Jeff Buckley tinha um tom um tanto mais melancólico.

Matt Corby ainda não tem nenhum álbum completo gravado, mas já tem vários singles e EPs. O EP mais recente se chama “Resolution” e para ouvir vocês podem comprar ou procurarem nesses sites que eu já falei. O EP anterior, de 2012, chamado “Made of Stone”, está disponível para download no próprio site oficial do cantor. Só precisa se cadastrar, enviando nome e e-mail. Se alguém curtir e tiver interesse em baixar, segue o link do site: http://mattcorby.com.au/ 

Pra finalizar, a principal música do EP mais recente, Resolution:

Eu continuo morrendo de amores. E vocês, o que acharam?

Deixe uma resposta