Com as eleições próximas, muito se questiona qual a preferência política de cada um. Enteder as ideologias e partidos pode auxiliar a entender o próprio pensamento
Na política atual brasileira, existem três vertentes em que os partidos políticos seguem como ideais: direita, centro e esquerda
Os termos “esquerda” e “direita” apareceram durante a Revolução Francesa de 1789, quando os membros da Assembleia Nacional dividiam-se em partidários do rei à direita do presidente.
Já a outra parte, chamado de Jacobinos, era composta pela baixa e média burguesia, se posicionavam à esquerda do Parlamento, defendendo ideias mais radicais de transformações, como a República, rompendo completamente com o absolutismo.
Em geral, a esquerda se define por aqueles que acreditam na possibilidade de um Estado com equidade e justiça social. Contrariando o suposto pela direita de que as desigualdades humanas seriam naturais.
A Esquerda brasileira desde suas origens, passou por muitas transformações e divisões.
Esquerda no Brasil
A Esquerda aparece no cenário brasileiro muito impactada pela Revolução Proletária na Rússia, sendo fundado o PCB ( Partido Comunista Brasileiro) em 1922. Neste partido figuras importantes da história brasileira fazem-se presentes, como: Luís Carlos Prestes, Carlos Marighella, Jorge Amado e João Amazonas.
Mas em toda a história brasileira os militantes das esquerdas sofreram repressões e cassações. A esquerda brasileira é ainda mal vista por suas pautas de defesa do povo de forma radical, ao se posicionar contra as elites brasileiras.
Em dois momentos ditatoriais no Brasil a esquerda também teve que lidar com a ilegalidade de seus ideais e partidos, foram eles: O Estado Novo (1930-1945) de Getúlio Vargas e na Ditadura Militar (1964-1985) .
Porém, em todos os momentos, a esquerda reagiu, resistindo contra as repressões do Estado brasileiro e buscando apoio popular. Após a Ditadura Militar, o apoio popular cresce ao lado da esquerda, permitindo a mobilização por parte de intelectuais e sindicalistas da criação do Partido dos Trabalhadores (PT), que emerge a liderança popular de maior força ainda hoje com Lula.