Home>Notícias Corporativas>São Paulo recebe evento World Dog Show 2022 em dezembro

São Paulo recebe evento World Dog Show 2022 em dezembro

Os apaixonados por cães no Brasil têm um grande evento confirmado em 2022. De 08 a 11 de dezembro, criadores de cães de todo o Brasil e do mundo se encontrarão no Expo Center Norte, em São Paulo, para a Exposição Mundial de Cães de 2022. Considerado um dos maiores e mais importantes eventos caninos do mundo, o World Dog Show (WDS) é uma exposição internacional, homologada pela Fédération Cynologique Internationale – FCI, e realizada anualmente desde 1964. A edição brasileira é organizada pela Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC, entidade que rege a criação de cães no Brasil, e conta com o patrocínio master da ROYAL CANIN®.

Esta será a terceira edição realizada em solo nacional. O Brasil foi anfitrião das Exposições Mundiais de 1972 e 2004, e as expectativas para esta edição são as melhores, segundo a organização. “Receber um evento deste porte em solo nacional mostrou a confiança que os países membros da FCI tem na CBKC e colocará o Brasil no centro dos olhares da cinofilia mundial. Estamos muito orgulhosos desta conquista”, comenta o presidente da CBKC Fábio Amorim. “Aguardamos mais de 5 mil cães de 50 países diferentes para mostrar o melhor da criação canina no Brasil e no Mundo além da importância deste trabalho para a preservação das mais de 300 raças caninas reconhecidas pela FCI”, antecipa. 

Entre as novidades para esta edição está a inclusão de uma exposição exclusiva para raças brasileiras. “Esta é uma forma de valorizar o trabalho dos criadores brasileiros com as nossas raças. Precisamos prestigiar o que é nosso e aproveitar essa vitrine internacional que é o World Dog Show para apresentá-los em grande estilo”, complementa Fábio Amorim. 

Além disso, a CBKC adianta que todos os cães inscritos participarão de uma exposição internacional e da própria mundial. “Além do que falei acima, outra novidade é que a FCI terá um título exclusivo para o Mundial no Brasil. Ou seja, será imperdível”, pontua Fábio Amorim. Para esta edição brasileira, o World Dog Show conta com o apoio irrestrito da artista plástica e ex-primeira dama do estado de São Paulo, Bia Dória, que acompanhou a comitiva brasileira em Madrid para receber a bandeira da FCI.

A programação do evento reúne mais de 100 árbitros especialistas em cães vindos de todo o mundo e uma programação que contempla o incentivo a novos talentos na apresentação de cães, na modalidade Junior Handling. “Esse programa internacional busca iniciar as crianças e adolescentes na exposição dos cães, ensinando desde os detalhes da sua raça como técnicas de condução, atenção à sua saúde, respeito e muito carinho”, adianta Angeles Piñeira, coordenadora do Junior Handling da CBKC. Participam crianças dos 4 aos 18 anos incompletos, divididos em três categorias e que podem se inscrever também diretamente no site do WDS. O calendário contemplará ainda competições de Grooming, Busca e Resgate, Obediência, Mondioring e IGP. O evento terá acesso para o público em geral, que poderá conferir no próximo mês, os detalhes para sua entrada. 

Além do World Dog Show Brasil 2022, os expositores e o público poderão participar da programação que comemora o primeiro centenário da Cinofilia Brasileira. Nos dias 8 e 9, o pavilhão do ExpoCenter Norte receberá a programação da Exposição do Centenário da Cinofilia Brasileira com calendário especial de exposições gerais e especializadas em 52 raças.  

Durante as provas, que se estendem nos dias 10 e 11, o World Dog Show Brasil 2022 coroará o Vencedor Mundial 2022, também chamado de Best in Show. Entre os títulos disputados, estão os de Vencedor Mundial Jovem 2022, Vencedor Mundial Veterano 2022 e os Promessa Mundial Filhote 2022 e Promessa Mundial Inicial 2022. A lista completa com todos os títulos que esses cães podem levar para casa já foi divulgada.

A escolha de São Paulo como casa do evento não foi uma decisão aleatória. Além de ser a capital do turismo de negócios da América Latina, São Paulo tem a maior população de cães do país, com aproximadamente 25% dos 54,2 milhões de cães. São Paulo também lidera o ranking da CBKC em números de emissão de pedigrees e registro de novos canis. “Iremos receber visitantes de todo mundo e contar com a estrutura de transporte aéreo, rodoviário e hoteleira que São Paulo oferece o que, sem dúvidas, é uma grande vantagem”, resume Fábio Amorim.  “O Expo Center Norte foi escolhido para ser a casa do nosso mundial. Localizado na Zona Norte de São Paulo, o local conta com toda estrutura necessária para receber o melhor da criação canina do mundo com muito conforto e praticidade”, completa.

As inscrições estão na sua terceira fase, disponíveis no site oficial do evento, onde todas as informações sobre acesso, hospedagem, entrada e saída de cães estrangeiros, entre outros tópicos estão disponíveis. O World Dog Show Brasil 2022 tem o patrocínio da Royal Canin®, PremieR®, Formula Natural®, Nestlé Purina® e PROPLAN®; e CEVA Adaptil®. O evento tem ainda apoio institucional do Governo de São Paulo, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Visite São Paulo, São Paulo Turismo e Laboklin. 

PROGRAMAÇÃO – Além das exposições de conformação e beleza por grupos e raças especializadas, o World Dog Show Brasil 2022 contará com esportes caninos, adestramento, grooming, feira de produtos pets, entre outras atividades. 

CBKC E A CINOFILIA BRASILEIRA 

A Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC é a entidade mater da cinofilia nacional. Foi criada como sucessora dos convênios nacionais e internacionais do Brasil Kennel Clube, e está sediada no Rio de Janeiro. A CBKC é a única representante em nosso país da Fédération Cynologique Internationale – FCI. As exposições caninas fazem parte do universo da cinofilia, responsável pela manutenção e desenvolvimento dos cães de raça pura em todo o mundo. Através dessas competições, criadores são estimulados a manter a padronização das características e habilidades únicas de cada raça canina. 

World Dog Show Brasil 2022 e Exposição do Centenário da Cinofilia Brasileira

Expo Center Norte -Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP

Dias: de 8 a 11 de dezembro – Inscrições e mais informações em https://www.worlddogshow2022.com.br/home