O trio brasileiro de MPB formado em 2018 e formada pelos filhos e netos de Gilberto Gil, José Gil, Francisco Gil e João Gil
O trio lançou seu EP de estreia: Various Complaints (2019). A influência e o pedigree de salvar os baianos marcam a música de Gilsons. Os trios que você ouve são samba, rap, funk, afoxé e pop com elementos eletrônicos.
Nascidos no berço de ouro da música, os filhos e netos de Gilberto Gil, José Gil, Francisco Gil e João Gil fazem seu primeiro show nesta quinta-feira (23.08) em São Paulo, sendo o projeto mais recente Gilsons, nome que lembra o trio “É foi ideia da Preta Gil, brincadeira”, disse os membros do grupo.
Influenciados pela MPB, olodum e blocos afro, eles querem levar sua voz criativa para todo o Brasil. “Recolhemos influência de tudo o que ouvimos e vivemos na Bahia e no Rio”.
Características musicais
A música do trio é muito diversificada e influenciada por diversos estilos, principalmente MPB, samba, rap, funk, afoxé e pop. Cantores e bandas que fazem referência a Gilsons incluem Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Novos Baianos, Jorge Ben, Paralamas do Sucesso, Olodum, Timbalada, Daniela Mercury.
Muitos descrevem o Gilsons como uma “MPB atualizada”, porém, os membros do gurpo não se consideram isso: “No show, temos uma grande mistura do que o autor tem com as músicas que queremos apresentar, músicas que o público está mais acostumado a ouvir, e músicas que servem como nossa referência” afirmou os integrantes da banda.
Mas afinal, quais são os projetos futuros da banda. De acordo com os membros, ainda tem muito trabalho e experiência pela frente.
“Estaremos lançando nosso primeiro projeto de estúdio com duas músicas. Com uma sonoridade mais moderna, é natural porque temos uma grande variedade de referências. O que ouvimos do que Gil gravou nos anos 1970 e do que grava hoje, além do que outros artistas do Brasil ou do exterior gravaram, até o que nossos amigos músicos gravaram.”, afirmam os membros.