Seleção foi preparada pelo app Livroh, que tem um catálogo com mais de 40 mil títulos
Para a leitura do mês de agosto, o app Livroh, traz uma seleção especial em comemoração ao Dia Internacional do Povo Indígena. O app que oferece um extenso catálogo de livros digitais e audiolivros separou quatro sugestões que buscam compartilhar a importância da cultura indígena presente no Brasil.
Habitantes de nosso país há milênios, bem antes da colonização portuguesa, o povo indígena se destaca por conta de seu cuidado com a fauna e com a flora, além de uma cultura riquíssima. Graças a eles, hábitos como o banho diário são bastante presentes na sociedade atual, já que era algo desconhecido pelos europeus. Além disso, eles ajudaram a trazer para o nosso consumo várias plantas nativas como o milho, o feijão, a batata-doce e o abacaxi.
O Livroh pode ser acessado por meio do celular ou tablet (Android e iOS) e também pelo computador. Além do catálogo pago, com mais de 40 mil títulos, oferece ainda 600 eBooks gratuitos em seu acervo.
Os Povos Indígenas no Brasil – Hernâni Donato
Livro que traz a história completa dos costumes, cotidiano e as crenças dos numerosos povos indígenas que ao longo do tempo participaram da construção do Brasil. A leitura chama a atenção também para a mudança drástica na população indígena no país, pois em 1500 eram cerca de 2 milhões de índios espalhados pelo território nacional.
Como Surgiu: Mitos Indígenas Brasileiros – Daniel Munduruku e Rosinha
Leitura que reúne histórias fantásticas do povo indígena. Além de narrativas cheias de fantasia, sabedoria e surpresas, o autor traz elementos da cultura desta população, o que nos faz refletir e ter mais respeito.
Os Índios e a Civilização – Darcy Ribeiro
Nesta obra de Darcy Ribeiro, a relação entre os povos indígenas e a expansão do contingente populacional no território brasileiro na primeira metade do século XX é analisada com profundidade, mostrando como os índios lidaram com a urbanização e outras evoluções do período.
Contos Indígenas Brasileiros – Daniel Munduruku
Obra que dá noção da rica herança cultural indígena do Brasil. Por meio de oito contos selecionados, o autor retrata por meio de diversos mitos a caminhada dos índios pelo Brasil, destacando povos como Guarani, Karajá, Munduruku, Tukano, entre outros.