Home>Política e Sociedade>O que é preço justo?

O que é preço justo?

O preço justo, explicando da maneira mais simples, é o valor pelo qual um passivo consegue ser liquidado ou um ativo consegue ser adquirido ou trocado. O conceito de preço justo é mensurado tendo como base as condições do mercado na data em que acontece a mensuração.

Vale destacar que a definição de preço justo não engloba as transações forçadas. Isso significa que o conceito não se trata de negociações emergenciais onde o objetivo é liquidar uma dívida. 

Nessas situações, é normal que o dono do ativo diminua o valor para ter uma transação de forma mais rápida, o que não faz muito sentido para o cálculo do valor de maneira justa.

Ficou com curiosidade para saber mais sobre o preço justo e os cálculos que envolve? Então confira os próximos tópicos deste artigo.

 

Como calcular o preço justo?

Para saber como calcular o preço justo vamos pegar como exemplo a venda e compra de ações. Nesses casos e em muitos outros, o preço justo é definido pelas técnicas de valuation. 

Essa técnica não é uma ciência exata, já que é comum que as pessoas definam valores distintos para um único bem, a depender das técnicas de mensuração de valor executadas. Mesmo assim, é muito importante conhecer elas, já que são as principais.

 

Valuation pelo fluxo de caixa descontado

O modelo mais usado e formal de valuation, é através deste que se consegue estimar a expectativa do fluxo de caixa futuro de determinada empresa. A estimativa conquistada é colocada, dessa forma, em um valor presente por meio do uso da taxa de desconto.

É necessário que o investidor possua, portanto, muita diligência ao estimar a evolução do fluxo de caixa. Como esse modelo é bem sensível a mudanças nas variáveis, também é bom usar uma taxa de desconto que seja adequada ao risco do investimento.

 

Valuation por múltiplos

Esse é método é realizado através de indicadores do mercado da empresa, como toda a relação entre o lucro e o preço de determinada ação. Desta forma, desde o ponto onde o investidor tem conhecimento dos indicadores, é possível fazer a comparação com empresas similares.

Uma outra possibilidade é adquiri-las com um histórico de indicadores da própria empresa. No caso desses indicadores estiverem mais atrativos em comparação com os negócios do mesmo nicho ou à média registrada nesse próprio negócio, é possível que seja um sinal positivo para uma provável possibilidade de compra.

 

Quais são as grandes aplicações de um preço justo?

Como se trata de uma avaliação realizada baseada no mercado e não pelos critérios definidos por uma entidade, o preço justo acaba sendo um conceito que pode ser usado em várias aplicações. Entre essas aplicações, é comum citar:

  • propriedades para investimento;
  • reavaliação de ativos;
  • títulos mobiliários;
  • derivativos
  • ativos biológicos;
  • combinações de negócios;
  • reconhecimento de receitas.

Devemos pontuar que a mensuração é realizada baseada em certos critérios. A localização, as condições para uso e as restrições para uma venda são alguns desses critérios. Além disso, é preciso também levar em consideração o mercado secundário e primário para atingir o resultado mais certeiro.

 

Qual é a grande dificuldade na análise de preço justo?

A principal dificuldade de quem avalia um preço justo é realizar a avaliação certa das premissas adequadas para um ativo ou ativo. Outra questão de dificuldade é definir, se baseando no mercado, o valor correto do bem em questão.

Os critérios subjetivos também costumam dificultar esse cálculo, como a aceitação do mercado relacionado ao patrimônio. Desta maneira, o grande desafio para profissionais envolvidos é conseguir realizar um julgamento certeiro que use premissas confiáveis para dessa forma chegar a um resultado justo.

 

Quais são os riscos do uso do preço justo?

Os principais riscos em relação ao uso do preço justo se referem principalmente ao grau de subjetividade de critérios usados para o cálculo desse dado. Para atingir um determinado resultado, podem ser usadas algumas hipóteses, o que pode acabar comprometendo a qualidade das informações.

Um outro ponto bem arriscado que precisa ser levado em conta é que o valor de preço justo estimado costuma ser determinado em um momento específico. Dessa forma, ele pode acabar sendo alterado até mesmo em um curto espaço de tempo. Um exemplo disso é quando há alguma alteração decorrente de algum avanço tecnológico.

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta