Frank Miller é um desenhista e escritor de HQs estadunidense. O autor é bastante conhecido graças aos seus trabalhos na revista do Demolidor, onde trabalhou por anos.
Ele é popularmente conhecido por ter trabalhado na série The Dark Knight Returns, um conto sobre a história do Batman, situado em um futuro distópico. Nas suas obras ele costuma usar uma linguagem sombria, com os desenhos marcados pelo alto-contraste, que remetem aos filmes noir. Confira um pouco mais sobre a trajetória de vida dele.
Vida
Frank Miller nasceu no dia 27 de janeiro de 1957, em Maryland e cresceu em Montpellier. Ele é o quinto entre sete filhos de um carpinteiro e enfermeira. A sua família é católica de ascendência irlandesa.
Desde jovem sempre foi fã de histórias em quadrinhos, e teve uma carta publicada pela Marvel na revista Tigresa no ano de 1973. Cinco anos depois, ele desenhou o Twilight Zone, uma série baseada no grande programa de televisão Rod Serling.
Porém, foi a partir dos anos 80 que a carreira de Miller engrenou, quando ele começou a produzir histórias do Demolidor. Confira algumas de suas obras e trabalhos.
Demolidor: Amor e Guerra
História criada por Bill Everett e Stan Lee, Amor e Guerra é a história de Matt Murdock, uma criança que salva um homem de um caminhão portando carga radioativa. Nesse acidente, o material acabou vazando do veículo, e Murdock fica cego.
Mesmo com isso, a substância radioativa acaba melhorando os seus outros sentidos para além da capacidade do ser humano. Essa história já ganhou diversas adaptações, virando filme, brinquedos, jogos e animações. O Demolidor acabou se tornando um dos queridinhos da Marvel, fazendo o nome de Frank Miller figurar entre os mais influentes quadrinistas de sua geração.
Elektra: Assassina
Outra grande criação de Frank Miller, essa obra foi baseada na fisiculturista Lisa Lyon, sendo ela o interesse amoroso do demolidor. A natureza violenta e um estilo mercenário de se viver, porém, acaba deixando os dois divididos.
Batman: O cavaleiro das Trevas
Esse sem dúvidas é um dos trabalhos mais populares de Frank Miller, onde muitos consideram que fez dele o quadrinista que é hoje.
O Cavaleiro das Trevas é uma das histórias mais recriadas do Batman, onde é situada dez anos depois de sua aposentadoria como herói. O resultado desse experimento feito por Miller é uma figura mais gótica, que reluta em assumir o seu papel como justiceiro, mas que no final acaba novamente incorporando a carapuça, se tornando bruto com os vilões.
Esse trabalho é um divisor de águas na carreira de Miller, sendo uma das obras mais conhecidas e consumidas pelos fãs do universo DC Comics.
Sin City
A produção mais ambiciosa e que lhe rendeu o maior reconhecimento foi Sin City, lançada em 1991. Nesta obra, uma cidade fictícia dos EUA serve de pano de fundo para várias histórias que envolvem policiais corruptos, covardes e preguiçosos. No ano de 2005 esse trabalho foi para o cinema com o Miller na produção junto com o Tarantino.
Os 300 de Esparta
Trabalho inspirado em um filme de 1962 que Miller assistiu, essa obra descreve batalhas Termópilas, que acontecem em 480 a.C, quando alguns guerreiros de espada lutam até a morte para tentar frear o exército persa na Grécia antiga. A versão de Miller foi novamente adaptada para as telinhas no ano de 2006, filme esse que tem o brasileiro Rodrigo Santoro no elenco.