Economia nunca foi meu assunto predileto, isso é fato. Porém tenho que confessar que a jornalista Miriam Leitão conseguiu com grande maestria fazer o assunto tão interessante que li sobre a história econômica brasileira que vai da hiperinflação ao plano real, passando pelos congelamentos, planos que não passavam de um verão e o confisco do governo Collor em pouca semanas e acreditem ainda fiquei com gostinho de quero mais.
O livro ‘Saga Brasileira’ – A Longa Luta de Um Povo por Sua Moeda – publicado pela editora Record resgata as raízes da inflação brasileira, desde a chegada da corte de Dom João VI, em 1808 até o cenário atual, se concentrando principalmente no tribulado anos 80 quando o processo de redemocratização coincidiu com um dos piores surtos inflacionários já registrados no planeta, ao plano que afinal derrotou o dragão das remarcações de preços, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso.
Era pequena quando o plano Collor confiscou a poupança dos brasileiros e lendo os capítulos onde Mirian relata esse período conturbado consegui trazer a lembrança meus pais fazendo as contas do mês na mesa da cozinha enquanto consultavam os jornais para saber quanto custava os produtos no supermercado, também consegui lembrar das cenas do jornal Nacional relatando o impeachment de Collor e a instituição do plano Real. Foi minha avó que me mostrou a primeira cédula da nova moeda para mim. Todas essas lembranças preencheram minha mente conforme lia a narrativa – sempre objetiva e clara – da jornalista.
O levantamento feito por Mirian reconstrói a história dramática do Brasil ao tentar aos longos dos anos estabilizar sua moeda e a autora consegue expor seus 30 anos de experiência em jornalismo econômico de maneira prática de forma que leigos como eu em economia pudesse tomar gosto pelo assunto.
Entre os relatos de pessoas comuns, brasileiros que testemunharam 13,3 trilhões por cento de inflação acumulada nos 15 anos que precederam o Plano Real, além de diversos outros planos e cinco trocas de moedas em oito anos, vai ser comum se encontrar na situação e trazer a memória pequenas lembranças.
Me senti desafiada a quebrar o preconceito do “chato assunto” sobre economia quando recebi a proposta de resenhar o livro da Mirian e me surpreendi com o resultado. Agora desafio você, leitor do Beco das Palavras, a se debruçar sobre um interessante e enriquecedor painel histórico da economia brasileira e se surpreender com a leitura.
Confesso que evito o assunto ‘economia’ porque não entendo nada! Nunca acompanhei e, não faço a mínima ideia do que está acontecendo ou por quê.
Sou um péssimo exemplo para a humanidade e, quem sabe lendo um pouquinho de Miriam Leitão eu não melhore? 🙂
Tive a oportunidade de conhecê-la ano passado, quando ela veio lançar o outro livro dela aqui no DF. Uma pessoa super educada que transpira boa vontade na hora de falar com os fãs.
Vi uma matéria que fizeram com ela no lançamento desse livro e fiquei muito interessada em ler o livro, me trouxe aquelas lembranças que foi citado no texto, de como todos faziam as contas. Deu vontade de ler sobre isso.