Home>noticias-corporativas>Casal que lançou projeto de “Design Divertido” compartilha processo de criação da marca “Muskinha”

Casal que lançou projeto de “Design Divertido” compartilha processo de criação da marca “Muskinha”

São Paulo 13/7/2021 – Levantamos uma empresa do zero sem nenhum tipo de ajuda, apenas nós dois juntos e isso já é muito especial, comenta Amanda Chatah.

Amanda Chatah e José Neto estão juntos desde 2009, mas foi em 2016, após uma “obra do destino” envolvendo a filha do casal que decidiram empreender

Amor e negócios são duas forças que podem, sim, estar em sintonia. Casais que empreendem juntos têm a difícil tarefa de conciliar de maneira equilibrada a vida afetiva com a profissional. Esta é a realidade de Amanda Chatah, 42 anos e José Neto, 38 anos.

O empreendimento dessa dupla nasceu no ano de 2016, quando a filha do casal caiu do berço onde dormia. Depois desse acontecimento, os pais decidiram repensar todo o quarto de Olivia. Começou, então, um grande período de pesquisas sobre o universo infantil que acabou resultando no interesse dos dois pelo método Montessori. A metodologia montessoriana acredita em um ambiente preparado para a criança, onde os móveis estão distribuídos na altura de seus olhos e no alcance de suas mãos, visando sua maior autonomia e segurança.

Foi assim que o casal resolveu aplicar os conhecimentos de engenharia de José junto à experiência em moda e marketing de Amanda, no desenvolvimento da cama casinha que até hoje é o “carro chefe” da Muskinha. A execução foi realizada em parceria com uma pequena marcenaria. “Depois que a cama da Olivia ficou pronta, mostramos o resultado aos nossos amigos, que espalharam a notícia e pediram que fizéssemos também para os seus filhos. Enxergamos ali a possibilidade de um novo negócio e juntamos a oportunidade de empreender com uma experiência que nós dois vivemos juntos, dentro da nossa casa”, lembra Amanda.

Mas empreendedora ressalta o risco vivido por casais que possuem negócios juntos, pois a rotina do trabalho e vida em casa pode comprometer tanto o ambiente profissional quanto o familiar. Sobre conciliar o relacionamento com a sociedade, Amanda pondera: “Já vi muita sociedade acabar e os sócios nunca mais se falarem, mas aqui se acontecer tem um casamento em jogo”, opina.

Justamente por isso, Amanda acredita que manter a paz no relacionamento sem afetar o negócio exige equilíbrio e sintonia para o qual muitos casais precisam se preparar melhor. Para que negócios entre casais sejam bem-sucedidos é preciso tentar harmonizar alguns pontos chave. Segundo a experiência dessa dupla, o casal destaca 3 dicas:

1 – Alinhar as decisões entre sócios, especialmente se elas envolvem a equipe
A comunicação entre os sócios é essencial. “Consideramos muito importante nosso alinhamento de decisões, assim deixamos nossa equipe confiante e organizada”, destaca José Neto.

2 – Evitar misturar os ambientes
Esse é um ponto importante para minimizar o cansaço e ter o tempo necessário para cada coisa. “Tentamos abordar os problemas de casa entre quatro paredes e resolver as questões do trabalho dentro da empresa. Não é fácil, estamos em exercício constante”, comenta Amanda. Por mais urgentes que sejam as demandas, o ideal é separar as coisas.

3 – Definir as tarefas de cada um
Quando o casal tem filhos, esse cuidado deve ser redobrado. Definir as tarefas auxilia a produtividade e concentração, tanto no trabalho quanto na rotina doméstica. Nos primeiros anos do empreendimento, os dois faziam de tudo um pouco, mas com o passar do tempo foram entendendo que teriam que oferecer para a empresa a expertise individual de cada um. Amanda passou então a cuidar das áreas relacionadas à comunicação e imagem da marca, enquanto José cuidava da parte de produção, gerência de qualidade e novos produtos. Esta divisão mais apurada das tarefas fez com que o relacionamento entre os dois se mentisse fluído.

Uma boa notícia é que, ao contrário do que muitos imaginam, pesquisas mostram que essa proximidade no trabalho favorece o dia a dia dos casais. Segundo reportagem da Rede Mulher Empreendedora, um estudo realizado pela Universidade do Estado de Utah em parceria com a Universidade Baylor, ambas nos Estados Unidos, dão um incentivo extra ao constatar que esses casais são mais felizes em casa, além de mais produtivos e satisfeitos profissionalmente. O melhor é que o índice de felicidade e satisfação se mostra duas vezes maior quando têm a mesma profissão ou atuam na mesma empresa. Empatia é o segredo: podem compreender melhor o estresse do parceiro com o trabalho, por enfrentarem pressões similares, e podem partilhar conhecimento para ajudar a resolver problemas.

Website: http://www.muskinha.com.br

Deixe uma resposta