A chilena Gabriela Mistral foi a primeira escritora da América Latina a levar o Nobel de Literatura, em 1945. Ainda assim, traduções de sua obra são raras no Brasil e desde a década de 1970, não havia uma antologia poética da autora em português. Para mudar este cenário, a editora Pinard lança em março uma nova tradução, de Davis Diniz, com novos projetos gráfico e editorial que respeitam o seu legado e a sua importância.
Para viabilizar a publicação, já em fase de revisão final, foi lançado um financiamento coletivo no Catarse.
A Obra de Gabriela Mistral
O livro “A Mulher Forte e Outros Poemas de Gabriela Mistral” inaugura a coleção “Versos do Vasto Mundo”, dedicada à poesia mundial. O leitor encontrará uma seleção com mais de 80 textos poéticos da autora ao longo de seus cinco livros publicados na língua original, em espanhol. Além dos poemas, a edição conta com um livreto de prosa inédita no país, contendo textos sobre o ato de escrever e ensaios feministas.
Para o lançamento, a editora Pinard elaborou dez pacotes que trazem diferentes possibilidades de experiência ao leitor. É possível obter apenas a versão digital da obra, disponível em qualquer leitor de e-book, até as opções com brindes criados exclusivamente para os apoiadores da campanha: bloco de notas, marcadores, ecobags, pôsteres e canecas especiais.
“Publicar uma antologia de poesias da Gabriela Mistral tem a proposta de aproximar os leitores dos textos da autora, de sua vida e de toda a possibilidade de perceber o que há de mais precioso em sua produção artística”, explica Paulo Lannes, co-criador e editor da Pinard.
Informações da tradução
O livro conta com tradução de Davis Diniz, mestre e doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista na relação entre as literaturas argentina e brasileira, foi responsável pelas traduções mais recentes em língua portuguesa de Roberto Arlt.
Já o design da edição e da coleção é de Flávia Castanheira, reconhecida por inúmeros projetos editoriais, como Os Sertões (Ubu), a Caixa Górki (Cosac Naify), Esopo (Cosac Naify), entre muitos outros.
A ilustração que acompanha os materiais promocionais pertence a Ana Luiza Ornelas, designer brasileira radicada em Barcelona. Sua escolha foi simples e correta: a inspiração da artista nas sutilezas da natureza se encaixou perfeitamente na construção de uma arte que mostrasse, em todos os detalhes, o apreço de Mistral à flora chilena.