Vimos qual o papel de um editor de textos em seu trabalho editorial. Nesse post, falaremos sobre a função de um revisor de texto.
Atualmente, o revisor de texto atua em diversos setores:
- editorial (revisão de obras ficcionais ou não-ficcionais, acadêmicas, e outras);
- acadêmica (correção de dissertações, teses, artigos, revistas);
- jornalística (notícias, manchetes, publicações, artigos);
- publicitária (revisão de textos para blog, e-mail, e outros).
Cada uma dessas áreas exige um olhar específico com o texto a ser corrigido. Ou seja, o revisor do texto acadêmico fará uma correção diferente da do texto publicitário, por exemplo.
É provavelmente um dos trabalhos mais importantes em uma produção. Afinal, o conteúdo do texto pode ser bom, no entanto, se não estiver bem escrito e bem corrigido, a experiência de leitura é prejudicada.
A função do revisor de texto
Em linhas gerais, este profissional é o responsável em revisar a gramática (questões estruturais do texto), a ortografia (checar se a escrita das palavras está correta) e a pontuação das frases (uso de vírgula, ponto final, travessão, etc).
A maioria dos problemas com o texto são resolvidos nesta parte, já que o revisor fará leituras específicas para sanar erros ou equívocos que surgem, e nem sempre reparamos.
É importante reforçar que antes da produção chegar às mãos do revisor de texto, ela terá passado pelos seguintes processos (no caso de ser uma revisão editorial):
- line editing ou primeira edição: explicamos mais sobre este processo no post A função do editor de textos no processo do livro;
- preparação ou copidesque: processo para observar a padronização do texto, clareza da escrita, estilo, coesão, coerência e erros simples de gramática e ortografia. O preparador não faz edição de texto pesada, pois seu trabalho será mais para verificar que esteja fluido e padronizado;
- diagramação e trabalho com o projeto gráfico do livro;
- revisão de texto: a função do revisor de textos é revisar o livro como um todo, não apenas o texto. Isto é, checar se todas as páginas estão numeradas, se a capa apresenta todas as informações, se está faltando algo na obra, entre outros.
Até chegar nas mãos do revisor, o livro já circulou em diversas outras áreas, para garantir que este profissional consiga realizar a última etapa de sua produção.
Passo a passo do revisor de texto:
Em uma revisão editorial, a primeira tarefa do revisor será a 1ª prova. Isto significa que o profissional corrigirá erros de gramática, ortografia e diagramação. Além disso, algumas editoras solicitam que o revisor faça o cotejo (comparar detalhes do original com o revisado). Neste primeiro passo, o revisor não precisa ler o texto em si, pois fará isso futuramente.
Normalmente, este trabalho é feito em arquivo PDF ou impresso. Como revisora de texto, e ouvindo a opinião de colegas, entendo a correção em papel mais frutífera do que a online, por ser mais fácil de identificar erros. Mas esta é uma opinião pessoal.
A 2ª prova é para checar se o diagramador fez as modificações necessárias, após a primeira revisão. É também o momento em que o revisor fará enfim uma leitura integral do texto, sempre com o objetivo de fazer as correções necessárias. O texto na 2ª prova está mais limpo, e isto facilita a leitura.
A 3ª prova não acontece mais em muitas editoras, mas seria o momento de o revisor de texto fazer uma última checagem do livro, para conferência, apenas. Não há uma leitura, apenas uma última olhada.
A função do revisor de texto é de extrema importância, e é um trabalho que exige paciência e meticulosidade. Decerto, o resultado é uma leitura fluida e bem feita.