Há um ano, quando eu ainda era uma livreira cheia de livreiros ao meu redor, uma colega pediu ajuda para achar um livro com uma temática muito específica: que falasse sobre relacionamento com avó. Na hora a gente tentou de tudo, procuramos no Google, consultamos outros colegas enquanto vasculhávamos nossas memórias, mas não achamos nada que realmente se encaixasse no que a cliente queria e ela acabou levando outro livro a partir de outro ponto de busca.
Engraçado, porque eu nunca tinha realmente procurado histórias que tivessem esse escopo, mesmo que não como linha principal. Hoje eu teria duas possíveis indicações. A primeira, é o O Irresistível Café de Cupcakes, de Mary Simses. Livro de 2013 publicado aqui no Brasil pela Paralela em 2014 e que eu realmente nunca tinha visto na prateleira até ano passado (2017). Passei por ele algumas vezes e a palavra “cupcake” me chamou a atenção, um belo dia resolvi olhar a sinopse e pensei que seria algo leve para se ler nas férias. E foi. Saí de férias e levei ele comigo como parte da minha leitura não obrigatória. Um pouco de leveza para tempos pesados.
A agradável quase surpresa nos leva ao momento em que a brilhante advogada Ellen Brandford resolve realizar o último desejo de sua avó: entregar uma carta nas mãos de um antigo conhecido, lá em Beacon, cidade no interior de Nova Iorque. Para ela, mulher moderna, atarefada e tal, a missão seria cumprida em poucos dias e tudo voltaria ao normal até segunda-feira. Parecia que sua vida estava caminhando para a realização de seus sonhos: advogada bem-sucedida, noiva de um aspirante a político importante prestes a conseguir uma boa colocação, só bastava entregar esta carta e pronto. Mas não foi bem assim, encontrar o destinatário foi mais demorado e revelador do que ela esperava.
Ellen sempre foi muito próxima de sua avó, então a missão era algo especial. Porém, a medida que Ellen tentava encontrar o destinatário da carta, mais ela ia descobrindo facetas desconhecidas de sua amada avó. Em meio a deliciosos cupcakes, lindas paisagens, novas e surpreendentes companhias e a tranquilidade que uma cidade de interior pode trazer para o espírito, O Irresistível Café de Cupcakes é uma deliciosa e leve jornada de conhecimento e autoconhecimento polvilhado com Jazz, Folk e Country (tem playlist).
Para mim foi uma jornada leve que me lembrou meu relacionamento com minha saudosa avó, com quem, assim como Ellen, eu passava momentos especiais e quando íamos para a cozinha, provávamos as delícias que só as mãos mágicas de uma avó são capazes de fazer. Certeza que a cliente também teria gostado.
E para quem está se perguntando qual seria minha segunda indicação, deixo uma provocação: Cem Anos de Solidão, do Gabriel García Márquez. Úrsula está por aí para nos acompanhar numa grande história. Por que não?!