Serra Negra-SP 19/10/2021 – O interior do estado de São Paulo está repleto de opções ligadas à natureza e bem-estar – Bruno Mantovani, dono de agência de turismo receptivo
De acordo com pesquisa realizada por agentes da FIPE e SEBRAE, cerca de 300 turistas revelam suas preferências de viagens mais curtas e ligadas a natureza.
Uma pesquisa realizada com mais de 300 turistas no mês de julho por agentes da FIPE e SEBRAE revelou a tendência para o turismo de viagens mais curtas para o interior do estado de São Paulo. 94% das respostas apontam para a escolha de deslocamento com o próprio veículo e mais próximas a cidade de origem. Ainda com viagens internacionais cercadas de incertezas, a opção por destinos ligados a natureza e turismo rural estão em alta. Segundo Bruno Mantovani, empresário e dono de uma empresa de turismo receptivo, a preferência pelo interior se dá pelo motivo dos turistas buscarem experiências ligadas ao bem-estar e contato com a natureza.
Além dos atributos de natureza e belas paisagens, as boas estradas facilitam a viagem de quem deseja fazer seu deslocamento de carro. Para Sergio Oliveira, morador de São Paulo, mesmo com a alta do valor dos combustíveis é vantajoso viajar com seu próprio carro pois as distâncias são curtas e seguras.
Dentre os atrativos turísticos citados na pesquisa, Serra Negra se destaca por estar a apenas duas horas de carro de São Paulo. Encravada em meio as montanhas do Circuito das Águas Paulista, tem diversas fontes de águas minerais e radioativas e a cidade é reconhecida como uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Serra Negra é um destino completo.
Abaixo é possível conferir 9 dicas que vão desde passeios de teleférico até compras de malhas.
- Alto da Serra
Ponto mais alto da cidade, a 1310m do nível do mar. O local conta com praça de alimentação e é visitado pelos turistas para apreciar o pôr do sol. Do alto da montanha é possível enxergar mais de 10 cidades vizinhas. O acesso por estrada de terra é gratuito, mas controlado. Somente 100 carros acessam o topo da montanha.
- Praças típicas do interior
No centro da cidade, a Praça João Zelante é o ponto dos bares e restaurantes, com culinária e opções variadas. Na Praça Lourenço Franco de Oliveira se encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, com pinturas do teto, mosaicos e vitrais, do artista italiano Prof. Antonio Maria Nardi e as pinturas do altar-mor e quadros da Via-Sacra do pintor paulista, Enrico Bastiglia.
- Gastronomia local
Há uma extensa variedade de restaurantes na cidade com tipos de culinárias igualmente variados. Massas, carnes, pizzas, lanches, hambúrgueres, comida caipira e até uma cervejaria artesanal.
- Cristo e Teleférico
O Cristo Redentor, localizado no pico do Morro da Fonseca, pode ser visitado de carro ou teleférico, umas das principais atrações da cidade. O acesso a bilheteria do teleférico fica na Praça Sesquicentenário. A estátua do Cristo Redentor tem 18m de altura e ao lado há um mirante com vista para a cidade. A escadaria de acesso pode ser um pouco cansativa para pessoas mais idosas. No local há uma pequena lanchonete.
- Voo de parapente
Esse esporte radical tem muitos praticantes na cidade. É comum ver mais de 15 parapentes no topo do Alto da Serra ao fim das tardes. No local é possível fazer voos duplos com instrutores.
- Passeio de jipe
A área rural de Serra Negra tem diversas propriedades que oferecem experiências e contato com a natureza. A empresa Serra 4×4 faz passeios por trilhas e estradas de terra, explorando o turismo rural com visitas a vinícolas, propriedades de café especial, nascentes de água e o ponto turístico do Alto da Serra.
- Cafés especiais
A cidade de Serra Negra está em evidência pela qualidade do café produzido e premiado em vários concursos nos últimos anos. Na fazenda Santa Rosa, apenas 3 Km do centro, é produzido o Café Santa Serra. A marca foi premiada como melhor café do estado de São Paulo em 2015. Na fazenda é possível provar de um café passado na hora, além de bolos caseiros de produção própria.
- Vinhos locais
Influenciados pela cultura italiana dos imigrantes que chegaram no fim do século XIX, a produção de vinhos é tradicional na cidade. A Vinícola Família Silotto, estabelecidos na mesma propriedade há mais de 100 anos, produz vinhos e cachaças artesanais desde 1934. No local há degustação (sem custo) dos rótulos produzidos pela família, além de um minimuseu com ferramentais de época usados para produção de bebidas.
- Comércio de compras
As lojas de Serra Negra, conhecida pelas variedades de malhas, vestuário em couro e artesanatos, funcionam todos os dias, inclusive em domingos e feriados, das 9h às 18h. São mais de 300 estabelecimentos na Rua Coronel Pedro Penteado, Rua 7 de Setembro e suas travessas.
Website: http://www.visiteserranegra.com.br