Uma das obras mais conhecidas da infância, Mary Poppins não deixa nunca de ser uma boa memória.
Não sei se vocês têm o costume de ler literatura infantil ou juvenil. Eu leio e adoro! Encomendei a versão em inglês do livro de P.L. Travers, Mary Poppins, lançado em 1934. Comprei porque o filme Mary Poppins (1964, Walt Disney) é o meu favorito de todos os tempos. É realmente um musical encantador! Assista uma parte do filme:
O livro é bem diferente do filme. A autora inglesa P.L. Travers lançou outras cinco obras com histórias da babá mais adorada pelos ingleses. O primeiro livro revela um pouco quem é Mary Poppins, além de dar um gostinho de suas habilidades “mágicas”.
A criatividade de Travers faz qualquer adulto viajar em seus contos. Fui levada para zoológicos de homens; viagens pelos quatro cantos da Terra; um quarto de um senhor que de tanto rir foi elevado para o teto; cachorros com pensamentos e diversos outros malabarismos realizados pela babá.
Porém, o interessante desta Mary Poppins da literatura é que ela é muito mais narcisista e cínica. Ela para em todas as lojas para poder se olhar no espelho e, depois de cada aventura ela fingia que nada havia acontecido, que era apenas imaginação de Jane e Michael. As crianças, no entanto, sabiam que não era imaginação.
Gosto de escritores britânicos antigos porque é visível a didática e lições encontradas no decorrer das histórias. Lendo, me sinto levada de volta para Londres em 1934 e, faço parte de toda a rotina dos ingleses. Este livro é maravilhoso para as crianças e interessados.
Que tal voltar um pouco à infância?
O objetivo da autora é estimular a criatividade dos pequenos leitores. Mary Poppins é uma babá com poderes mágicos secretos. Ela é “praticamente perfeita (pratically perfect) e adorada por todos, até mesmo pelos animais.
Uma curiosidade do livro é que P.L. Travers inclui em uma das histórias, a existência de um faisão brasileiro. E foi isso que achei interessante encontrar isto enquanto lia.
Quem quiser comprar um livro, visite o site da Livraria Cultura. Recomendadíssimo!
Nossa, que bom relembrar Mary Poppins!!! Foi meu filme preferido por muitos e muitos anos, durante toda minha infância, e sempre foi um prazer poder assistir novamente a esse clássico!
Quanto ao livro, nunca li, mas fica aí uma boa dica para voltar no tempo e relembrar aqueles dias de encantamento e magia…
Parabéns pelo blog!
Mary Poppins é um clássico. uma pena que hoje em dia não se façam coisas tão mágicas como era antigamente. nesse mundo cheio de superficialidade fico feliz em ver alguém que ainda admira Mary Poppins. O filme me marcou, mas não li o livro.
Abraços.
Parece legal… E sim, na maioria das vezes é diferente mas livro é sempre melhor 🙂
[]’s
Não sabia que existia um livro, só tinha visto o filme.
Só conhecia o filme, vi na minha infância.. o tempo bom!
Show de bola!
O melhor blog do meu …. Bairro
http://blogdocharque.blogspot.com/
Hoje em dia a ficção tem dez vezes menos qualidade se comparada há algumas décadas atrás. Sempre bom lembrar dos clássicos! Legal o post!!
passa no meu blog!
http://www.feriasdopresidente.blogspot.com
Nunca vi esse filme, eu acho (?) e nem o livro.
mas parece ser, encantador.
=)
http://facesdechuva.blogspot.com/
nunca vi esse filme, eu acho (?)
e nem o livro.
mas parece ser encantador.
=)
http://facesdechuva.blogspot.com/
impossível não gostar dos filmes antigos da disney.
E concordo com o que disse com os clássicos ingleses, eles sempre trazem algo que nos faz pensar, descobrimos sempre alguma lição bem perceptivel, fora que a linguagem é bem fácil, não tem desculpa dizer que não entendeu.
Nossa…era o meu filme preferido na infancia!!
Hah. Gostei muito do texto.
Que página especial! Ela permite viajar para um tempo de um passado distante, quando a fantasia nos tomava pela mão, fazendo-nos sonhar.
Parabéns por tão bela vitrine cultural.
http://bollog.wordpress.com
Abraços, de José Maria Cavalcanti – São Paulo – Brasil.