Home>Notícias Corporativas>EUA: universidade abre inscrições para disciplinas eletivas

EUA: universidade abre inscrições para disciplinas eletivas

A Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, acaba de divulgar as disciplinas eletivas, além dos cursos livres – para os alunos de suas escolas parceiras -, que estarão disponíveis entre os meses de agosto a novembro de 2023. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho pelo site da Full Sail.

Os cursos são ministrados de forma síncrona, na modalidade à distância, por instrutores da faculdade, sempre em inglês e sem tradução. Não há custo para a escola nem para os alunos. O programa Carreiras Criativas está aberto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, matriculado em escolas parceiras da Full Sail University.

Todos os programas acontecem de forma híbrida, com aulas síncronas pelo Zoom, modalidade webinar (em que os alunos não podem visualizar os nomes uns dos outros), além da plataforma digital da Full Sail University.

“A Full Sail segue contribuindo com as escolas brasileiras na formação de jovens através de programas em parceria com foco vocacional”. afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil.

Para ela, é essencial que os jovens, nesse momento do Ensino Médio, tenham acesso à informação sobre as carreiras possíveis no mercado atual. Além disso, os estudantes devem ter o direito de experimentar e entender como se sentem quando estão efetivamente produzindo projetos nas carreiras em que percebem que têm interesse.

“Somente o binômio ‘informação e prática’ pode ajudar no momento da escolha de uma carreira. Por isso, ficamos felizes em poder contribuir com esse momento tão importante para os estudantes brasileiros”, afirma.

A seguir, Olival lista os cursos disponíveis para o 2º semestre de 2023:

  • Creative Careers: programa introdutório, visa oferecer aos alunos um conteúdo mais generalista sobre a economia criativa em geral. Projeto final: a ser escolhido pelo aluno dentro da área com a qual ele tenha uma identificação maior. Início das turmas em agosto, aulas às terças-feiras das 15:00 às 15:45;
  • Art & Design: programa com conteúdo para arte e design. Nesse curso, os alunos aprenderão a criar “assets” visuais para empresas tais como: logotipo, paleta de cores, animações e gifs para posts de redes sociais e outros. Projeto final: arquivos digitais básicos para lançamento de uma empresa com assets visuais. Início das turmas em agosto, aulas às terças-feiras das 14:00 às 14:45;
  • Business: programa com conteúdo focado em projetos de monetização. Aqui, os estudantes aprenderão a criar um “business plan” passando por itens como: perfil de cliente, criação de produto ou serviço, precificação, funil de marketing e outros. Projeto final: business plan de uma empresa criada pelo próprio aluno. Início das turmas em agosto, aulas às terças-feiras das 16:00 às 16:45;
  • Film: programa com conteúdo focado em projetos de audiosivual. Nesse curso, os alunos aprenderão a criar um vídeo passando por todas as etapas que um profissional precisa dominar na pré-produção, produção e pós-produção. Projeto final: vídeo de até 3 minutos com tema a ser escolhido pelo aluno. Início das turmas em agosto, aulas às quartas-feiras das 14:00 às 14:45;
  • Technology: programa com conteúdo focado em projetos de tecnologias emergentes. Nessa formação, os jovens aprenderão conceitos básicos sobre segurança cibernética, IA (Inteligência Artificial), machine learning, IoT (Internet das Coisas), mobile development, ciências da computação e tecnologia da informação. Projeto final: utilizando uma das tecnologias abordadas, conforme a escolha do aluno. Início das turmas em agosto, aulas às quartas-feiras das 15:00 às 15:45.
  • Game Development: programa com conteúdo focado em projetos de desenvolvimento de games. Nesse caso, os estudantes aprenderão a criar um nível jogável de um jogo digital utilizando a plataforma Unity. Projeto final: jogo publicado em plataforma de jogos. Início das turmas em agosto, aulas às quartas-feiras das 16:00 às 16:45.

Olival explica que as turmas são híbridas com alunos de diversas escolas: “Recomendamos que a unidade escolar tenha um professor próprio acompanhando as aulas remotamente, mas não existe obrigatoriedade para a participação desse professor”.

A Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil destaca que não existe a possibilidade de assistir às aulas sem que haja a participação síncrona dos jovens. “Os alunos que cumprirem todas as tarefas e atividades do programa receberão um certificado de conclusão do programa”, pontua.

Olival destaca que as disciplinas eletivas e cursos livres trazem diversos benefícios não apenas para os estudantes, como também para as escolas parceiras. “Além de todo o conhecimento adquirido, ao fazer todas as atividades propostas durante o curso, os alunos recebem uma certificação internacional da Full Sail University. O programa acontece em formato gamificado, onde os participantes ganham pontos que poderão ser trocados por presentes da Full Sail”.

Já para as escolas, prossegue, a participação proporciona um conteúdo ao vivo por instrutor da Full Sail University e sem custos. “Relatórios semanais podem ser enviados para a escola com performance de seus alunos. O programa pode ser oferecido internamente com eletiva ou como curso livre”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/creative-careers/2023/pt/2023-2/courses/